Longa deixou o vencedor do Oscar emocionado.
Denzel Washington é sem dúvida um dos maiores nomes de Hollywood. Com dois Oscars e uma filmografia extremamente impressionante, ele está há muito tempo na posição de poder escolher seus próprios papéis. Embora muitos de seus colegas igualmente conhecidos estejam envolvidos em grandes franquias como o MCU, Washington até agora manteve distância do universo.
Mas ainda que ele próprio nunca tenha feito parte do universo de super-heróis, os sucessos de bilheteria épicos não passaram batido pelo ator. Na verdade, existe um filme da Marvel que o tocou profundamente.
Um marco emocionante para o cinema negro
Como parte da promoção de O Protetor 2 em 2018, Denzel revelou em uma entrevista qual filme da Marvel o emocionou. Sem hesitar, ele nomeou Pantera Negra e admitiu: “Derramei uma lágrima”. No longa, Chadwick Boseman - que morreu em agosto de 2020 - desempenhou o papel do rei T'Challa da nação africana fictícia de Wakanda.
T'Challa foi o primeiro super-herói negro nos quadrinhos dos EUA. Washington elogiou Pantera Negra pela sua significativa contribuição para a história do cinema negro e enfatizou o quanto isso o comove: “Os 40 anos em que estive neste jogo me voltaram à mente.” Ele reconheceu no sucesso do filme os frutos do trabalho preparatório que atores como Sidney Poitier - primeiro afro-americano a ganhar um Oscar por um papel principal - e ele próprio realizaram ao longo de décadas.
Denzel ficou particularmente impressionado com o diretor Ryan Coogler e sua capacidade de redefinir o gênero dos super-heróis. Pantera Negra não só acabou por ser um verdadeiro sucesso de bilheteria, mas também um fenômeno cultural. Atores e músicos famosos compraram ingressos para que jovens negros pudessem ver alguém como eles na tela grande - algo pelo qual Washington e muitos outros lutaram por tanto tempo.
A contribuição de Denzel Washington para Pantera Negra
Embora Washington não estivesse diretamente envolvido em Pantera Negra, ele ainda teve um impacto no sucesso do filme. Quase 20 anos antes, o ator apoiou nove estudantes afro-americanos da Howard University para que pudessem participar de um programa de teatro em Oxford. Entre esses estudantes estava o jovem Chadwick Boseman.
Em 2019, um ano antes de sua morte, Boseman expressou sua gratidão no AFI Life Achievement Award, dado a Washington, com um discurso comovente: “Não haveria Pantera Negra sem Denzel Washington”.
O filme está no Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!