O segundo filme mais caro da história do cinema: Custou 516 milhões de dólares e faz parte de uma lendária franquia de ficção científica
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Star Wars: O Despertar da Força é o filme mais caro de todos os tempos. Outro espetáculo de ficção científica segue em segundo lugar, embora não se passe em galáxias distantes.

>

Já dissemos anteriormente que o filme mais caro da história do cinema não foi Avatar ou Vingadores: Ultimato - mas sim Star Wars: O Despertar da Força, cujo custo total foi de astronômicos 533 milhões de dólares (depois de vários incentivos fiscais, ainda restavam 447 milhões). Mas qual blockbuster vem em segundo lugar?

O segundo filme mais caro de todos os tempos também integra uma lendária saga de ficção científica: estamos falando de Jurassic World: Reino Ameaçado, parte intermediária da série de sequências do super sucesso dos anos 90 de Steven Spielberg, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros, que começou em 2015. O espetáculo de dinossauros devorou colossais 516 milhões de dólares, que caíram para 432 milhões depois de deduzidos todos os benefícios fiscais – mas a soma ainda é gigantesca!

Série de Jurassic Park na Netflix já tem data para voltar: Novos episódios da saga de ficção científica devem ter trama global

O investimento valeu a pena? Sim e não. Após o sucesso de seu antecessor, que se tornou o segundo filme de maior sucesso de 2015, com bilheteria de cerca de 1,671 bilhão de dólares (depois - é claro - de O Despertar da Força), o estúdio iria cavar um pouco mais fundo em seus bolsos.

Mas Reino Ameaçado não só era significativamente mais caro, como também não conseguia igualar a primeira parcela em termos de arrecadação- e, portanto, ficou aquém das expectativas (reconhecidamente elevadas).

Com bilheteria mundial de cerca de 1,3 bilhão de dólares, a aventura dirigida por Juan Antonio Bayona (A Sociedade da Neve) certamente não é um fracasso, mas dois filmes da Marvel (Vingadores: Guerra Infinita e Pantera Negra) conseguiram ultrapassa-lo nas paradas anuais. Dados os respectivos investimentos, os produtores provavelmente esperavam quebrar a marca mágica de 2 bilhões desta vez.

Quão bom é Jurassic World 2?

Jurassic World – Reino Ameaçado foi pelo menos bom? Para a crítica do AdoroCinema, o longa recebeu 3 de 5 estrelas e chegou à seguinte conclusão: “não chega a ser um filme ruim, pela excelência dos efeitos especiais e as citadas boas cenas que divertem, deixa bastante a desejar em relação ao antecessor, especialmente nos quesitos roteiro e inovação.”

Após o primeiro filme, Colin Trevorrow voltou à cadeira de diretor para a terceira parte e, embora Jurassic World: Domínio (2022) também tenha arrecadado quase um bilhão, decepcionou não só a crítica, mas também um grande número de fãs. Será que a próxima entrada planejada na franquia de dinossauros será melhor?

Jurassic World: Reino Ameaçado está disponível no Prime Video e Globoplay, dentre outros filmes bons para assistir depois.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados