Espectadores de todo o mundo se viram catapultados para uma galáxia muito, muito distante.
Em 1977, um enigmático filme de ficção científica do diretor de Loucuras de Verão chegava aos cinemas. Antes que as luzes se apagassem, nenhum dos espectadores imaginava estar prestes a descobrir um dos maiores monumentos da história da sétima arte.
Aventuras emocionantes em um planeta deserto, lutas de espadas a laser e batalhas espaciais de tirar o fôlego aguardam o público - mas, por enquanto, é uma frase simples que marca o início de sua jornada no mundo de Star Wars: "Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…"
Então, quando o título do filme aparece contra o céu estrelado, ressoa um eco triunfante que de repente faz vibrar as poltronas do cinema. A primeira nota de um tema que marcará o mundo inteiro, e que todos ainda reconheceriam 47 anos depois. É ao som dessa música lendária - talvez a mais famosa da história do cinema - que começa o épico de George Lucas.
Pacientemente moldado pelo lendário compositor John Williams, o famoso tema deu-lhe, no entanto, muitos problemas: “Trabalhei de trás pra frente, porque essa peça é a última que escrevi em mais de uma hora e meia de música”, disse ele em 2023, em declarações à CNN.
“Não consegui encontrar um tema heráldico que permitisse à orquestra entregar todo o seu aspecto heroico em tão pouco tempo. E finalmente, no desespero, encontrei essa coisa com este tipo de saltos de fé [em direção ao desconhecido]. Parecia-me um som direto, potente, heroico, claro e sonoro para a orquestra."
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!