Hoje é considerado um dos melhores faroestes de todos os tempos, mas nem Clint Eastwood acreditava no seu sucesso na época
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Clint Eastwood deixou uma marca profunda no cinema. Ficou mundialmente famoso com os faroestes de Sergio Leone – embora quase não tenha filmado o primeiro.

Clint Eastwood iniciou sua carreira de ator na segunda metade da década de 1950. Ele se tornou conhecido por um público mais amplo com a série de faroeste Rawhide, mas seu grande sucesso veio com Por um Punhado de Dólares em 1964. O papel do Pistoleiro sem Nome foi seu grande avanço no cinema. Mas foi difícil convencê-lo.

Clint Eastwood foi a terceira opção de Sergio Leone e ele próprio era muito cético

De acordo com um artigo da Far Out Magazine, Eastwood não foi a primeira escolha para interpretar o homem sem nome. Em vez disso, o papel foi oferecido a Eric Fleming, que também atuou em Rawhide. O ator era uma estrela promissora na época e o papel era muito arriscado para ele.

A segunda escolha foi o então astro de filmes B Richard Harrison. Embora tenha recusado, ele sugeriu outra pessoa ao diretor Sergio Leone: Clint Eastwood. Naquela época, ninguém poderia imaginá-lo no papel do misterioso pistoleiro, mas Leone deu ouvidos a Harrison. No entanto, Eastwood também teve que ser convencido.

É por isso que Clint Eastwood disse sim

Em um vídeo gravado pelo filmSCHOOLarchive em 2003, Eastwood compartilhou sua experiência com Por um Punhado de Dólares. Ele explicou que, inicialmente, achou estranha a ideia de filmar um faroeste na Itália e que pensou que seria um fracasso. Depois, ficou sabendo que as filmagens seriam realizadas na Espanha.

Achei que seria um grande fracasso, mas iria viajar para a Itália e a Espanha. Nunca estive em nenhum dos dois lugares, então seria uma ótima experiência.

Ele não acreditava no projeto, no entanto, houve uma coisa que o convenceu. O filme era uma ideia de Leone de fazer um remake ocidental de Yojimbo - O Guarda-Costas. Eastwood era um grande fã do original e ficou entusiasmado em assumir o papel do herói.

Por um Punhado de Dólares é considerado um dos melhores faroestes de todos os tempos

Além de ter sido o grande avanço de Eastwood, Por um Punhado de Dólares continua atual. As revistas de cinema Vulture e Hollywood Reporter listaram o faroeste como um dos melhores e mais importantes filmes do gênero. No Rotten Tomatoes, o longa-metragem tem impressionantes 98% de aprovação da crítica e 91% da audiência.

E isso não é tudo: esse também foi o começo de uma saga de faroeste que talvez seja a mais influente de todas. Nos anos seguintes, Leone e Eastwood filmaram Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito. Com a chamada Trilogia dos Dólares, diretor e ator consolidaram seu status de cult no gênero, apesar de toda resistência inicial.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados