Um clássico do faroeste: Neste filme, Paul Newman interpreta um anti-herói que divide opiniões há 60 anos
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O Indomado chegou aos cinemas em 1963 e estava à frente de seu tempo, algo que é particularmente evidente no personagem principal.

O título em português já diz tudo: O Indomado. Isso se refere ao personagem principal do faroeste moderno dirigido por Martin Ritt, um anti-herói egoísta do mais alto calibre. Ele é interpretado pela lenda de Hollywood Paul Newman, que foi premiado com uma indicação ao Oscar por seu trabalho neste filme.

Newman interpreta interpreta um personagem repugnante que, no entanto, é uma figura cult

Paul Newman interpreta Hud Bannon, um bêbado arrogante e mulherengo cuja vida inteira gira em torno de uma pessoa: ele mesmo. Ele dificilmente poderia ser mais diferente de seu pai Homer (Melvyn Douglas), que administra o rancho da família no Texas. O próprio Homer tem consciência disso e vê o filho como uma decepção.

Quando o sobrinho de Hud, Lonnie (Brandon deWilde), parece seguir cada vez mais o exemplo do anti-herói, o conflito familiar chega ao ápice. Ao mesmo tempo, toda a fazenda está em jogo depois que uma vaca adoece. Homer não quer ouvir sobre a solução imoral de Hud.

O Indomado (originalmente chamado simplesmente de Hud) chegou aos cinemas em 1963 e estava à frente de seu tempo. Isso é particularmente evidente no protagonista. O estúdio Paramount até considerou abandonar o filme inteiro, em parte porque Hud era um personagem repugnante que não seguiu o caminho da recuperação ao longo do filme – ao contrário de heróis comparáveis ​​​​do passado.

Mas, com esse monstruoso anti-herói, o filme conquistou o público e se tornou um sucesso. A lenda da cinematografia James Wong Howe (A Embriaguez do Sucesso) recebeu merecidamente um Oscar por sua fotografia em preto e branco de alto contraste que queima o abismo moral nas paisagens clássicas do faroeste.

Um faroeste precursor de outros clássicos

O Indomado surgiu, por assim dizer, no limiar entre o antigo cinema de estúdio e uma nova era. Alguns anos depois, uma nova geração de cineastas conquistou o cinema hollywoodiano com heróis complexos e quebrados e realismo psicológico. Hud (personagem e filme) pode, portanto, ser visto como um precursor de Travis Bickle de Robert De Niro em Taxi Driver ou do gângster de Warren Beatty em Bonnie e Clyde.

Você não deve esperar por uma nostalgia de cowboy aqui, mas sim ver um “faroeste moderno” que realmente faz jus ao nome do gênero. E a atuação de Paul Newman sempre impressiona de qualquer maneira. O Indomado pode ser alugado ou comprado no Prime Video e no Apple TV+.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados