“Maior fã de todos”: Quentin Tarantino adora célebres faroestes de terror que agora estão completamente esquecidos
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Quem vê hoje essa mistura maluca de terror vampiro e faroeste neo-noir pode entender muito bem que Tarantino estava entusiasmado com isso na época.

Quentin Tarantino não é filho da tristeza quando se trata de representações de violência em seus próprios filmes. Isso também se aplica ao seu gosto cinematográfico - o diretor cult é um fã declarado de terror. Mas ele nunca fez um longa do gênero de verdade, embora obras como a quase desconhecida Quando Chega a Escuridão tenham tido uma influência significativa no cineasta.

Quentin Tarantino se autodenomina o “maior fã” de Quando Chega a Escuridão

Em uma conversa com o polêmico autor Bret Easton Ellis, Quentin Tarantino disse que era o “maior fã” da mistura de terror e faroeste de Kathryn Bigelow, Quando Chega a Escuridão. O filme inspirou tanto o diretor que a partir de então ele teve que ver toda a filmografia de Bigelow (incluindo o vencedor do Oscar, Guerra ao Terror) - e cinco anos depois, ele próprio colocou em prática. Isto é relatado por Far Out.

72 anos, 6 clássicos, 2 Oscars: Esta lenda do cinema vai fazer seu retorno em breve na Netflix

Near Dark, no original, acompanha um grupo de vampiros que viaja pela vasta paisagem do meio-oeste americano em uma van escura. Eles estão constantemente em busca de abrigo, proteção contra a luz do dia e o sangue humano. Um dia, o cowboy Caleb (Adrian Pasdar) se junta a eles involuntariamente e tem que aceitar sua nova vida.

O que torna Quando Chega a Escuridão tão especial é a estranha mistura de road movie, faroeste neo-noir e terror de vampiros. Hoje o filme é pouco citado na cultura pop, embora na época tenha sido celebrado pela crítica. A constelação de personagens desenvolve a sua própria dinâmica multifacetada e a magnífica trilha sonora de Tangerine Dream faz o resto para tornar esse longa verdadeiramente excepcional.

Portanto, não é de admirar que Quentin Tarantino tenha se inspirado neste filme e em seu jogo de luz único. Se olharmos com atenção, podemos ver vários elementos semelhantes aos encontrados em suas obras. E se tivéssemos que apostar, diríamos que o diretor de Um Drink no Inferno, Robert Rodriguez, também adorou Quando Chega a Escuridão.

Quando Chega a Escuridão não está disponível no Brasil. Porém, você pode alugar ou comprar, no Prime Video e Apple TV, o último trabalho de Quentin Tarantino, Era uma Vez em... Hollywood, entre outros bons filmes para assistir depois.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados