A continuação de um universo cult criado por Alex Proyas.
Recentemente foi comemorado o 25º aniversário do lançamento de Cidade das Sombras, um excelente filme de ficção científica que praticamente previu Matrix - mas de forma alguma teve o mesmo sucesso do longa dirigido pelas irmãs Wachowski. A verdade é que foi um fracasso retumbante na época de seu lançamento, mas não demorou muito para se tornar um título cult.
E o que muitos talvez não saibam é que o filme tem uma sequência também escrita e dirigida por Alex Proyas, intitulada Mask of the Evil Apparition (Máscara da Aparição do Mal, em tradução livre). Se esta é a primeira vez que você ouve falar, é compreensível, já que o título teve distribuição extremamente limitada por ser um curta-metragem exclusivo da Vidiverse.
A obra de Proyas situada no universo de Cidade das Sombras tem 20 minutos e nos conta a seguinte história: "Olivia é uma jovem perdida em uma cidade sombria e onírica, sem nenhuma lembrança de qualquer tipo. Com a ajuda de dois irmãos gêmeos que têm uma conexão psíquica especial, ela tentará encontrar o caminho de volta para casa. Não será fácil, já que ela está sendo perseguida por uma seita obscura.”
Alex lançou o curta sem fazer muito barulho, pois parece que queria se afastar um pouco de Hollywood depois do enorme revés sofrido com Deuses do Egito. Para isso, contou com um elenco sem grandes nomes liderado por Bonnie Ferguson, Alex King, Goran D. Kleut e Dean Kyrwood. É claro que em nenhum momento ele escondeu sua principal motivação por trás de tudo isso: transformar Cidade das Sombras em uma série de televisão.
Sempre que teve oportunidade, Proyas lembrou que não ficou totalmente satisfeito com Cidade das Sombras, já que precisou fazer algumas alterações na versão que chegou aos cinemas e só conseguiu corrigi-la até certo ponto na versão do diretor. Foi o que ele comentou em 2021 sobre um projeto televisivo que estava, então, em fase inicial de desenvolvimento:
“Tenho que reanalisar a ordem para construir uma nova história. Tenho que voltar e refrescar a memória sobre o que fizemos, o que acho que funcionou, o que não funcionou e reavaliar meu próprio filme. Tem sido uma experiência interessante que não fiz antes."
Infelizmente, não tivemos nenhuma notícia sobre a série desde então - e tudo indica que nunca a veremos.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!