Muitos podem nunca ter percebido, mas o monitoramento acontece com frequência.
Parte da rotina de inúmeras pessoas, as câmeras de segurança estão em todos os lugares - shoppings, escritórios, terminais, estações de metrô, entre outros espaços de convívio coletivo. Embora não exista uma obrigatoriedade em informar que há monitoramento, os lembretes são uma formalidade comum nesses estabelecimentos.
Outro espaço que está inserido na nossa rotina, especialmente na daqueles que adoram cinema, as salas de cinema também contam com o recurso tecnológico. Se a dúvida é sobre a existência de câmeras de segurança nestes lugares, a resposta é sim, existem.
Os motivos variam: em primeiro lugar, obviamente, há o receio do registro dos filmes para promover a pirataria de obras que estão nas telonas. Sensores infravermelhos conseguem identificar qualquer dispositivo eletrônico que seja manejado entre os telespectadores e basicamente “enxergam no escuro”, possibilitando a observação de qualquer movimentação estranha.
O fato de que não há um alerta de que existem câmeras no local, isso facilita a captura de criminosos em flagrante. Trata-se também de uma forma de monitorar e proteger o público. É bem comum ver relatos nas redes sociais sobre pessoas que perturbaram alguma sessão, tanto em casos de discussões acaloradas quanto em situações que representam risco de vida às pessoas ao redor. Dessa forma, há uma resposta rápida a possíveis incidentes.
O que acontece com seu cérebro quando você assiste a um filme? Psicologia explica efeitos de cada gênero cinematográfico na química cerebralApesar de ser uma norma comum entre diversos cinemas, principalmente os mais novos ou dos que fazem parte de shoppings de grandes metrópoles, não é seguro dizer que todas as salas contam com o recurso de segurança.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!