Morre Maggie Smith, professora Minerva McGonagall em Harry Potter, aos 89 anos; relembre outros papéis de sua carreira
Bárbara Castro
-Redação
Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

Além de Professora Minerva, a atriz também deu vida a Violet Crawley, de Downton Abbey.

A atriz britânica Maggie Smith, eterna Professora Minerva McGonagall, em Harry Potter, e Violet Crawley, de Downton Abbey, morreu nesta sexta-feira (27) aos 83 anos.

A confirmação veio pela família da atriz, que divulgou à rede BBC do país.

Maggie Smith teve uma carreira brilhante, ganhando em sua vida dois Oscars diferentes - Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante - por longas como A Primevera de um Solteirona e California Suite.

Segundo o comunicado dos filhos (via BBC), a atriz estava internada no hospital, onde faleceu "pacificamente".

"Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de sexta-feira, 27 de setembro. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó.

"Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seus cuidados e gentileza incansável durante seus últimos dias.

"Agradecemos por todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento."

Em 1990, a atriz recebeu uma condecoração da Família Real, que a nomeou "Dama da Ordem do Império Britânico", levando seu nome a Dama Maggie Smith. Décadas depois, em 2014, ela recebeu a Ordem dos Companheiros de Honra por serviços prestados ao teatro.

Co-estrelas como Hugh Bonneville também se manifestaram, dizendo que "qualquer um que já tenha compartilhado uma cena com Maggie atestará seu olhar aguçado, sagacidade afiada e talento formidável. Ela foi uma verdadeira lenda de sua geração e, felizmente, viverá em tantas atuações magníficas na tela. Minhas condolências aos seus filhos e à família em geral."

facebook Tweet
Links relacionados