No streaming: Foi um grande fracasso de aventura de ficção científica e arruinou toda uma trilogia já planejada
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Produção inspirada em uma das maiores franquias dos videogames tinha tudo para ser um sucesso.

The Last of Us foi um sucesso e Super Mario Bros também. Duas adaptações de videogame que funcionaram muito bem e que ajudaram a acabar com a maldição dos videogames ao lado de projetos como Arcane e Castlevania. A indústria cinematográfica vem tentando traduzir histórias de jogos para a tela grande há décadas, sem obter bons resultados por muito tempo. Antes de atingir o patamar atual, diversos estúdios investiram milhões de dólares que não se traduziram em bilheteiras.

Foi o que aconteceu com Assassin's Creed, filme de Justin Kurzel com Michael Fassbender como protagonista. Havia grandes esperanças nele, mas acabou sendo um grande fracasso para o gênero e quaisquer planos de expandir a história fracassaram, para grande decepção dos fãs.

Netflix traz seu maior espetáculo sangrento de volta: 2ª temporada de série de fantasia que conquistou 96% de aprovação está chegando ao streaming

A adaptação cinematográfica da franquia foi anunciada em grande estilo. Parecia que desta vez seria um pouco diferente porque a Ubisoft teria um grande papel no processo e o diretor queria se afastar do excesso de CGI. Em entrevista ao IGN ele afirmou que pesquisaram cuidadosamente os locais para dar à história o máximo de autenticidade possível.

Os fãs da franquia começaram a se empolgar. Antes mesmo de ser lançado, começaram a circular rumores sobre possíveis sequências. Nesse mesmo artigo do IGN foi dito que já havia planos para mais dois filmes e que a primeira sequência começaria a ser desenvolvida enquanto Assassin's Creed estivesse em produção.

Daphne Yang, CEO da CatchPlay – empresa que financiou o filme –, disse em 2016 que queriam transformar o filme em uma franquia, visto que “os jogos da Ubisoft fazem tanto sucesso que existem ideais para sequências”. Kurzel foi além e garantiu que gostaria de explorar a Guerra Fria.

Mas o estúdio não escapou da maldição dos videogames. Assassin's Creed foi destruído pela crítica, alcançando apenas 19% no Rotten Tomatoes. Quanto à bilheteria, atingiu 240 milhões de dólares e, sabendo que custou cerca de 125 milhões, os números não parecem tão catastróficos, mas não era o que o estúdio queria. Nos Estados Unidos, onde ganham mais com os ingressos vendidos, chegaram a "apenas" 54 milhões.

Antes da 4ª temporada de Bridgerton, você pode ver a nova protagonista nesta série de ficção científica que adapta um famoso videogame

As razões por trás do fracasso são variadas. Por um lado, não conseguiu atrair fãs de videogame porque o filme focou nos elementos menos interessantes da franquia e não apresentou nenhum dos personagens principais. Por outro lado, o público que ainda não havia jogado o título não se sentiu tão atraído a ir ao cinema para vê-lo.

Assassin's Creed está disponível no Disney+.

*Conteúdo Global AdoroCinema

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados