4,7 de 5 estrelas: Este é o melhor filme de guerra de todos os tempos, segundo os espectadores
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Para surpresa de muitos, não é Apocalypse Now, mas a obra-prima de Francis Ford Coppola está logo atrás.

>

6 de junho de 1944. Soldados americanos desembarcam na Praia de Omaha, o nome-código de um dos pontos-chave dos desembarques da Normandia que acabaram levando ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Um grupo de oito soldados que sobrevivem à tempestade na costa tem a tarefa de encontrar o paraquedista James Ryan (Matt Damon), cujos três irmãos já morreram na guerra e que é considerado desaparecido, e enviá-lo para casa para se reunir com sua mãe.

No entanto, à medida que os soldados sob o comando do capitão John Miller (Tom Hanks) avançam mais em território inimigo, começam a se perguntar por que deveriam arriscar suas vidas para salvar um único homem.

Lançado em 1998 sob a direção de Steven Spielberg, O Resgate do Soldado Ryan já era considerado na época um dos melhores filmes da história do cinema e, 26 anos depois, continua sendo elogiado pela forma excepcional como retratou a realidade da guerra. Naturalmente, o filme também é uma das grandes obras bélicas já realizadas e, para muitos especialistas, a que representa com maior realismo o conflito. O diretor queria que seu filme fosse preciso e conseguiu isso cuidando até do mínimo detalhe.

O Resgate do Soldado Ryan é, além disso, o melhor filme de guerra segundo os leitores do AdoroCinema. Ainda à frente da obra-prima que é Apocalypse Now, os votos dos usuários o colocam acima com 4,7 estrelas contra 4,2 do filme de Francis Ford Coppola, o que sem dúvida é um dos melhores trabalhos de Spielberg.

O melhor filme de guerra de todos os tempos

"Com a reivindicação familiar sustentando o drama histórico, Spielberg constrói um mais que digno filme bélico onde brilha a reconstrução do desembarque da Normandia", diz a crítica do espanhol SensaCine sobre O Resgate do Soldado Ryan.

O filme, estrelado por Tom Hanks, Matt Damon, Ryan Hurst e Tom Sizemore, entre outros, arrecadou quase 500 milhões de dólares e, com o passar dos anos, continua se mantendo como um filme excepcional que inspirou outros aclamados filmes do gênero que seriam lançados nas décadas seguintes.

Sem ir muito longe, o próprio Christopher Nolan e seu brilhante Dunkirk, para o qual assistir O Resgate do Soldado Ryan foi de grande ajuda: "No caso de O Resgate do Soldado Ryan, Steven me emprestou sua cópia de 35 mm, que era absolutamente linda, e esse filme não perdeu nada de seu poder visceral. É realmente extraordinário", afirmou Nolan.

"O que Steven fez tão brilhantemente em O Resgate do Soldado Ryan foi usar a linguagem do horror, que consiste em desviar o olhar da tela. É outra coisa, mas foi muito útil poder falar com o cineasta. Com Steven, falei principalmente sobre Tubarão e sobre filmar na água porque nunca tinha feito isso, e seu conselho foi: 'Não faça isso'".

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados