Giovanna Antonelli e Alice Wegmann exploram a potência feminina no cinema de ação em Rio de Sangue (Visita ao set)
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

As duas atrizes vivem mãe e filha na tela, em uma trama de tirar o fôlego, filmada no interior do Pará.

Neste início de setembro de 2024, se encerraram as filmagens de Rio de Sangue, longa-metragem nacional de ação, dirigido por Gustavo Bonafé e protagonizado por Giovanna Antonelli e Alice Wegmann. O AdoroCinema teve a oportunidade de visitar o set, na cidade de Santarém, no Pará. Ao longo de um dia inteiro, acompanhamos a gravação de uma cena tensa da trama, conhecemos o cenário em detalhes, e conversamos com parte do elenco, além do diretor.

Rio de Sangue apresenta uma saga entre mãe e filha. Giovanna Antonelli encarna uma policial que busca a restauração da relação com a filha distante, interpretada por Alice Wegmann. A filha, por sua vez, escolheu uma profissão bem diferente da mãe. A jovem é uma médica, que atua junto a uma ONG que leva saúde para populações indígenas nos territórios do Alto Tapajós.

Mas, o que parecia mais uma ação rotineira e humanitária, transforma-se em uma emboscada e a médica acaba sendo raptada por garimpeiros. É então que sua mãe reúne toda a coragem e experiência policial, para resgatar a filha e claro, também sobreviver. A história pode até parecer uma premissa clássica do cinema de ação norte-americano. Porém, para a própria Giovanna, Rio de Sangue se destaca, pois, aqui: “As mulheres são as potências”.

O "match" perfeito

Com uma carreira consolidada na TV, Antonelli aceitou o projeto motivada pelo desafio de sair de sua zona de conforto, ao abrir mão de toda e qualquer vaidade, e dar vida a esta policial e mãe complexa da ficção: “Duas mulheres potentes que se dão as mãos, sobreviventes, além de mãe e filha. É uma história de amor por trás desse filme todo de ação” justifica.

A dupla de protagonistas, tão conhecida das telenovelas brasileiras, no entanto, nunca havia trabalhado juntas. E ao AdoroCinema, Giovanna confessou que recorreu à astrologia para prever se teria afinidade com Alice Wegmann, além de perguntar a seu ex-marido, Murilo Benício - que já havia trabalhado com Alice anteriormente.

As duas respostas foram positivas, e tanto Murilo quanto os astros já haviam apostado que as duas atrizes construiriam uma parceria próspera, na qual Giovanna classifica como um “presente”: “Eu gosto de trabalhar com gente que tá com o coração aberto. E não trabalha para si, trabalha com o outro” diz Antonelli, sobre sua co-protagonista.

Um filme de ação político e social

O momento das filmagens de Rio de Sangue, se deu em um período turbulento no nosso país. Com um grande volume de queimadas assolando o território brasileiro, a trama, para Alice Wegmann, também ganhou um propósito a mais. Para a atriz, falar de garimpo na trama também é colocar o filme em posição de “denúncia”.

O que também segue a mesma linha de pensamento de Gustavo Bonafé. O diretor, responsável por títulos como Vidas Bandidas e O Doutrinador, ressaltou a pesquisa séria feita para o roteiro, para, além de investir nas cenas pesadas de ação, a história apresentar a profundidade que merece. E quando falamos das cenas de ação, não estamos exagerando.

Bonafé afirma com convicção que viu “poucas vezes alguém fazer assim no cinema nacional” ao se referir ao patamar ambicioso que Rio de Sangue buscou alcançar nas suas sequências de ação: "E acho que a gente está aumentando. O patamar e da qualidade das coisas de ação e não tem muito segredo, assim: é orçamento" respondeu o diretor.

O Sequestro do Voo 375 empolga e vira símbolo de uma edição que celebra o retorno do público aos cinemas (Festival do Rio 2023)

Em especial, a sequência final, foi capaz de responder definitivamente uma inquietação de Giovanna Antonelli sobre ser diretora no futuro. Ao ver o tamanho do desafio, a atriz hoje responde um sonoro “não!”: “Essa [cena final] quando eu li me deu até preguiça” brincou Giovanna Antonelli. “Dirigiria ator, mas eu não gostaria de dirigir um projeto” confessa.

Além de Giovanna Antonelli e Alice Wegmann, o elenco de Rio de Sangue ainda conta com Antônio Calloni, Ravel Andrade e Felipe Simas. A produção da INTRO Pictures, com coprodução da Star Original Productions, foi inteiramente rodada em Santarém e Alter do Chão, cidades do interior do Pará. O longa ainda não tem previsão de estreia nos cinemas.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados