Esta obra-prima de 3 horas e meia é um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos — e ainda assim é pouco conhecida!
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Um thriller de duas partes que merecia mais reconhecimento.

Quando falamos dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, geralmente lembramos de clássicos do gênero como Matrix, Alien, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e E.T. - O Extraterrestre, mas há também um título injustamente desconhecido vindo da Alemanha: Mundo ao Telefone (ou O Mundo por um Fio).

Lançado em 1973, o longa de 3 horas e meia chegou como uma produção em duas partes, com direção de Rainer Werner Fassbinder em uma adaptação do livro Simulacron-3, publicado por Daniel F. Galouye em 1964.

É disto que se trata Mundo ao Telefone (O Mundo por um Fio)

O chamado Instituto de Cibernética e Pesquisa do Futuro conduziu pesquisas sobre realidade virtual na década de 1970 - que culminaram no Simulacron-1, um supercomputador capaz de criar seus próprios mundos e fazer com que as formas existentes neles acreditem que são seres vivos.

Um dia, o diretor do instituto, Henry Vollmer (Adrian Hoven), morre misteriosamente - logo após relatar ao seu colega Günther Lause (Ivan Desny) que havia feito uma descoberta incrível. O novo chefe do instituto quer ir ao fundo da questão e tenta falar com Lause - que simplesmente sumiu da face da terra. E o mais estranho: parece não haver nenhuma evidência de que ele sequer tenha existido.

A forma como o filme lidou com o mundo virtual e as suas possibilidades no início dos anos 70 lembra, particularmente, o final dos anos 90, em que tais visões futurísticas não só se tornariam cada vez mais tangíveis, mas também modernas, resultando em clássicos como Dark City, o já citado Matrix e eXistenZ.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados