Produtor de videogame relembrou o amargo fracasso de adaptação no cinema.
Lançada em 2008, a adaptação cinematográfica do videogame Max Payne foi um grande tapa na cara da Fox. Mark Wahlberg pode ter convencido com a mandíbula cerrada e a arma sempre à mão, mas o filme não se destacou ao arrecadar pouco mais de 87 milhões de dólares nas bilheterias.
Se as primeiras imagens do filme fizeram os fãs salivarem, a desilusão deles foi grande ao final das exibições, acusando-o de ter higienizado completamente o universo e principalmente a violência do jogo.
Num exercício de autocrítica, o diretor John Moore voltou às causas desse fracasso durante o lançamento de Max Payne em DVD nos EUA, destacando seus contratempos com a MPAA, órgão norte-americano de classificação indicativa de filmes. “A MPAA, que é uma organização da qual Joseph Goebbels [Ministro da Propaganda de Adolf Hitler] se orgulharia, decidiu impor-nos o que aceitava ou não. Então não venham me dizer que o filme não é fiel!”
“Fiquei imediatamente desapontado e muito chateado”
No X (antigo Twitter), Scott Miller, produtor do game, retornou ao fracasso da adaptação. “Quando o filme de Max Payne foi lançado e eu o vi no primeiro dia em 2008, fiquei imediatamente desapontado e muito chateado. A história mudou drasticamente em relação ao roteiro original que vendemos para a FOX. O roteiro mudou de tal forma que não lembrava mais a história do jogo."
Ele ainda especifica que enviou um e-mail para a FOX na época listando uma dúzia de elementos problemáticos importantes depois de ver o filme, sem ter qualquer feedback sobre suas queixas. “Estou tão feliz que eles não fizeram uma sequência depois que o primeiro filme descarrilou”, escreveu ele.
Apesar disso, ele ainda acredita que o momento seria propício para uma nova adaptação de Max Payne, desde que respeitando a trama original. Por enquanto, isso continua sendo uma ilusão.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!