No streaming: Há 30 anos, este clássico de Quentin Tarantino foi vaiado no Festival de Cannes
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Apesar das reações mistas, longa recebeu a Palma de Ouro na premiação.

Em 1994, Pulp Fiction fez história ao ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. No entanto, o triunfo não veio sem controvérsia: o que muitos ignoram ou acabam esquecendo é que quando foi anunciada a vitória do filme de Quentin Tarantino, parte do público ficou insatisfeita e não hesitou em vaiar o diretor.

Vaias e um dedo do meio

Por que tanto ressentimento em relação a um filme que hoje é considerado uma obra-prima? Na realidade, a reação do público foi causada, em parte, à decepção por ver outro filme, A Fraternidade é Vermelha, de Krzysztof Kieślowski, perder a premiação.

Diante das vaias, Tarantino optou por responder com humor, caindo na gargalhada. No entanto, ele não apenas riu. Bem no meio da cena, o diretor respondeu às críticas de forma provocativa, levantando o dedo do meio em direção ao público. Um gesto que, longe de acalmar as tensões, reforçou a sua imagem de cineasta rebelde. O momento pode ser visto abaixo:

Clássico instantâneo

Apesar da recepção inicialmente conturbada, Pulp Fiction rapidamente ganhou fama mundial. Com um orçamento de apenas 8 milhões de dólares, o filme arrecadou mais de 212 milhões de bilheteria mundial, tornando-se um dos maiores sucessos de Quentin. Seus diálogos contundentes, narrativa não linear e elenco excepcional, incluindo John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e outros, ajudaram a torná-lo um grande filme cult.

Pulp Fiction - Tempo de Violência está disponível no Telecine (via Prime Video ou Globoplay).

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados