No streaming: Noites quentes e muito álcool tornam-se um coquetel arriscado neste filme premiado
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Festas em noites quentes de verão, música alta e muito álcool: parecem férias perfeitas para alguns, mas para outros acaba sendo a base para uma experiência difícil.

>

Uma das maiores novidades dos festivais de 2023 é finalmente encontrar o caminho para uma disponibilidade no streaming – e o momento não poderia ser melhor. Principalmente quando temos um calor sufocante em grande parte do país, e muitos adolescentes e jovens saem de férias quase sem roupa, completamente suados e cheios de sede de amor.

É precisamente esta mistura de calor, hormônios fervilhantes e uma perigosa pressão de expectativa que o premiado filme sobre amadurecimento How to Have Sex assume. Independentemente de você fazer parte do público de festas, já ter ouvido falar, querer participar ou sempre ter evitado: vale a pena assistir ao longa disponível no Mubi.

"Eu não quero ser chamada de vítima": Premiado em Cannes, um dos filmes mais chocantes do ano é baseado em abuso sofrido pela própria diretora

É disso que se trata How to Have Sex

Tara (Mia McKenna-Bruce), Skye (Lara Peake) e Em (Enva Lewis) em breve terminarão seu período de escola juntas. Em primeiro lugar, há férias em Creta, onde a notória festa Miles acena. Mas as rachaduras na dinâmica anteriormente saudável entre as amigas também ficam claras: Tara não apenas tem grandes preocupações com o futuro, mas também está longe de ser a festeira que pensava ser, o que decepciona Skye e Em.

O fato de Skye estar constantemente dizendo coisas desagradáveis, pois Tara nunca fez sexo, continua pesando em seu ânimo. Acompanhada de muito álcool, luzes de festa e música eletrônica inebriante, Tara consegue se distrair do estresse, do medo do futuro e da decepção interpessoal. E então o trio de garotas também conhece os garotos fortes e francos Badger (Shaun Thomas) e Paddy (Samuel Bottomley). Os amigos comemoram até ficarem tontos.

A história resultante da diretora e autora Molly Manning Walker recebeu fortes quatro estrelas na crítica oficial do nosso parceiro FILMSTARTS e tem uma média de 96% de críticas positivas no Rotten Tomatoes. How to Have Sex também ganhou o prêmio principal na seção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes de 2023 e três estatuetas no British Independent Film Awards. Além disso, Mia McKenna-Bruce foi eleita a Descoberta do Ano de 2023 no European Film Awards.

Tenha cuidado, estas não são as férias dos seus sonhos!

No entanto, os entusiastas do cinema que têm problemas em lidar com temas como agressão sexual, consensos pouco claros e até ignorados devem ser alertados: por trás do título “Como Fazer Sexo”, em português, não há descrição de momentos exemplares - Manning Walker também mostra ao seu público exemplos negativos inconfundíveis.

No entanto, How to Have Sex não degenera em uma acusação enojada de viagens de férias hedonistas e inebriantes: certamente há momentos neste dramático filme sobre a maioridade em que a câmera dirigida por Nicolas Canniccioni se distancia dos adolescentes bêbados, como se balançasse a cabeça e se perguntasse como alguém poderia se divertir com a agitação da marca Ballermann.

Manning Walker também descreve momentos de autodescoberta, estranhas alegrias de festa, como dormir juntos até tarde e encontrar conhecidos amigáveis. E quando se dedica aos seus temas mais dolorosos, conta-o sempre com clara compaixão pela sua protagonista, interpretada de forma impressionante e multifacetada por Mia McKenna-Bruce.

Quem é a atriz que desbancou Jacob Elordi e outros queridinhos de Hollywood no BAFTA? Mia McKenna-Bruce está chamando atenção de todos

Manning Walker ousa até delinear a opção de que ela pode ser influenciada pelas suas experiências horríveis, mas não dominada para todo o sempre - uma decisão temática e narrativa que permite muita conversa. O impacto dessa profusão de cores e sons só tem o seu efeito uma vez colocado.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados