Kate Winslet e Saoirse Ronan foram responsáveis por coreografar as cenas durante as filmagens do longa de 2021.
O Dia da Visibilidade Lésbica é celebrado amanhã (29) e marca a comemoração pelo 1º Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido nesse mesmo dia em 1996. O evento, que foi um marco histórico para a causa, tinha como objetivo refletir a luta das mulheres lésbicas por direitos igualitários na sociedade e pela livre expressão da orientação e identidade de gênero.
A luta contra a discriminação fundamentada pelo patriarcado continua a existir em várias áreas, incluindo a sétima arte, já que, infelizmente, a maioria das tramas que abordavam o relacionamento entre duas mulheres eram carregadas do fetichismo masculino. Com o passar do tempo, isso tem melhorado e obras que respeitam, não só o enredo sáfico, mas também as atrizes que os fazem, são cada vez mais presentes.
Este é o caso de Ammonite, longa dirigido por Francis Lee e com duas atrizes de peso nos papeis principais: Kate Winslet e Saoirse Ronan!
"Saber o que as mulheres querem"
Ammonite se passa em 1840 e é a história da caçadora de fósseis Mary Anning (Kate Winslet), que trabalha sozinha para uma companhia. Com seus dias de fama deixados para trás, ela agora procura por fósseis comuns para vender a turistas, com intuito de sustentar a si e a sua mãe doente.
Quando um homem rico lhe oferece um trabalho, Mary passa a criar laços com a esposa dele, Charlotte Murchison (Saoirse Ronan), levando as duas mulheres a determinarem a verdadeira natureza de seu relacionamento.
Em 2021, Kate Winslet, nossa eterna Rose de Titanic, deu uma entrevista ao Daily Mail e comentou sobre as cenas de sexo presentes no filme. "Nunca havia feito uma cena de sexo tão intensa e autêntica.", afirmou Kate.
A atriz revelou que o motivo principal para que essas cenas fluíssem tão bem foi o fato de que ela e Saoirse coreografaram tudo sozinhas, com quase nenhuma influência do diretor. "Havia algo maravilhoso em ter essa linguagem compartilhada e igualitária com outra mulher", ela ainda acrescentou dizendo que "saber o que as mulheres querem" foi o necessário para que ela e Saoirse ajustassem a cena.
Kate finaliza a entrevista mostrando seu descontentamento com a atenção dada à cena em questão, uma vez que a ideia principal do filme era naturalizar o relacionamento sáfico: "Mas o que achei realmente impressionante é que as pessoas parecem falar sobre as cenas de amor no filme de uma forma muito mais focada porque são duas mulheres. [...] Nunca me fizeram o mesmo volume de perguntas sobre cenas de amor de natureza heterossexual, das quais já filmei muitas em minha vida."
Ammonite está disponível no catálogo da Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!