Lançado há 60 anos, este filme foi indicado a 2 Oscars e consolidou os Beatles como o maior fenômeno de sua época
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

A Hard Day's Night - Os Reis do Iê, Iê, Iê recebeu indicações de melhor roteiro original e melhor trilha sonora nos anos 1960.

>

Longe do que os Swifties – e os que odeiam os Swifties – podem acreditar, o fenômeno dos fãs fervorosos não começou com a diva pop Taylor Swift. Isso pode ter se tornado mais visível e ligeiramente agravado pela conexão imediata da internet, mas a loucura coletiva em torno de um cantor ou grupo de músicos remonta aos tempos em que existia o conceito de cultura popular – e há muitos materiais de arquivo por aí sobre os Beatles para provar isso.

O fanatismo enlouquecido não começou com a banda inglesa, mas a Beatlemania tornou-se o fenômeno mais documentado e explorado da época. Tudo o que eles faziam tinha um número extraordinário de seguidores, e sua equipe sabia como tirar proveito disso, envolvendo-os em um fenômeno específico dos anos 1960: filmes protagonizados por estrelas pop que eram quase macroversões do que mais tarde se tornaria um videoclipe.

Em suma, eles conseguiram criar um dos exemplos mais notáveis com A Hard Day's Night: Os Reis do Iê, Iê, Iê.

Beatlemania em seu auge

A Hard Day's Night é uma comédia musical pensada para a promoção da banda de rock, mas que acabou se tornando um novo exercício do cinema britânico e do humor espirituoso de Richard Lester. Um filme lançado há 60 anos que teve duas indicações inesperadas ao Oscar (na verdade uma, de melhor roteiro original, porque a indicação para melhor trilha sonora já era esperada).

Aqui vemos como os quatro rapazes de Liverpool são enviados para uma importante apresentação na televisão nacional, mas no caminho optam por impossibilitar a vida dos encarregados de levá-los do ponto A ao B. O filme se torna uma compilação de momentos de interação com estranhos, realizando diversas pegadinhas e desviando de fãs malucos.

Situado em um ponto estranho nesse tipo de filme musical promocional, em que o cantor de plantão aparece em situações de preenchimento entre cenas de músicas tocadas e o toque de cinema vérité que Lester queria aplicar, Os Reis do Iê, Iê, Iê se torna um artefato interessante. Um filme que serve como documento da Beatlemania, mas também para algo mais.

Os Beatles e a fama

É interessante como isso pode ser apreciado à parte das músicas do grupo, mas também é composto por faixas de um dos melhores álbuns da banda. Os Beatles se mostram aptos para pegadinhas e comédias gratuitas em momentos que não aumentam sua lenda nem os tornam humanos, mas mostram certa honestidade na forma como eles lidam com a fama.

O grupo teve outras experiências cinematográficas que acabaram sendo mais importantes em sua iconografia, embora indiscutivelmente menos interessantes ou sólidas como produções cinematográficas.

A Hard Day's Night é mais fresco do que um produto desse tipo deveria ser, e é isso que permite que possa ser resgatado vários anos depois, independentemente de sua afeição pelo grupo. Embora, se você for um grande fã, isso é quase como visitar a Disneylândia.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados
Já no Disney+!