O “estranho” filme da Netflix que só foi lançado 30 anos após a morte de seu diretor – e todos achavam que estava perdido
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Fala de envelhecimento, cinema e fama e, embora pareça ficção científica, este longa é fruto de décadas de produção.

Pode parecer ficção científica para você, mas Orson Welles, diretor de Cidadão Kane, morreu em 10 de outubro de 1985 e, de maneira inusitada, em 2018 foi lançado um filme no qual ele atuou como diretor. Como se o fantasma ou o seu espírito tivessem ressuscitado para que o seu cinema pudesse adicionar um novo título na indústria cinematográfica.

Na realidade, a história é mais simples do que parece. Há alguns anos, a Netflix decidiu finalizar um dos projetos inacabados mais lendários do diretor e decidiu que o nome de Orson Welles apareceria nos créditos como diretor, embora ele não seja responsável por todas as captações.

No fundo, essa menção é justa porque é um projeto que foi iniciado e o serviço de streaming aproveitou para usar o que foi possível para concluí-lo. Foi assim que nasceu O Outro Lado do Vento, um filme enigmático que a Netflix afirma ter a direção do realizador.

O Outro Lado do Vento, um prato cheio para quem ama cinema

Falar de O Outro Lado do Vento é falar de um filme experimental, cuja produção durou décadas. Começou em 1970, mas foi interrompido inúmeras vezes por falta de financiamento. Depois de décadas na gaveta, a Netflix recuperou o que Welles idealizou como uma homenagem ao cinema e uma reflexão sobre sua própria carreira.

A trama gira em torno de JJ “Jake” Hannaford, um diretor de Hollywood que retorna do exílio com a intenção de concluir seu último filme. Difícil de classificar, poderíamos dizer que tem um pouco de drama, um pouco de sátira, um pouco de metalinguagem e muito Welles.

"Ele gritou com ele por 15 minutos": Steven Spielberg fez um dos maiores diretores de ação dos anos 90 de bobo na frente de toda a equipe

Através de uma estrutura narrativa complexa, o filme mergulha em temas como o envelhecimento, a fama, a indústria cinematográfica ou a própria criação artística e conta com um elenco que inclui amigos de Welles como John Huston, Peter Bogdanovich e Oja Kodar. Por se tratar de um filme diferente, Welles utilizou diferentes técnicas de cinema experimental como flashbacks, narrações não lineares e um uso muito inovador do som se pensarmos no fato da sua produção ter começado na década de 70.

Complexo, mas também fascinante, principalmente se você gosta de cinema e aqueles filmes que fogem das convenções do cinema tradicional chamam sua atenção. É uma prova da genialidade de Orson Welles e de sua obsessão pelo cinema. Uma experiência cinematográfica única que exigirá que você tenha a mente aberta e veja os filmes como eles são, obras de arte que refletem o poder de uma mente criativa. Esqueça os rótulos e desfrute desta profunda reflexão sobre o cinema e a vida.

O Outro Lado do Vento está disponível no catálogo da Netflix.

Considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, este longa-metragem tem um final impressionante

*Conteúdo Global AdoroCinema

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados