Levei 30 anos para descobrir que duas lendas da Disney esconderam suas próprias participações especiais em filmes durante anos
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Parte do verdadeiro universo compartilhado Disney.

Em meados da década de 1980, Jeffrey Katzenberg e Michael Eisner, os dois principais homens da Disney, decidiram fazer algo que ninguém havia feito antes: um “show de gongos”. Em outras palavras, dar aos criativos alguns minutos para explicar novas ideias que poderiam ser cortadas a qualquer momento. John Musker, que estava trabalhando em As Peripécias de um Ratinho Detetive, apresentou duas ideias: uma adaptação de A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, e uma ideia chamada O Planeta do Tesouro. Ambas foram, como todos sabemos... rejeitadas.

Por sorte, Katzenberg acordou no dia seguinte com um humor diferente e pediu que ele contasse mais alguma coisa. Em 1986, A Pequena Sereia entrou em produção e o resto nós já sabemos: foi um sucesso, ressuscitou a empresa e garantiu a dupla criativa de Musker e Ron Clements, que viria a fazer filmes lendários como Aladdin, Hércules, seu amado Planeta do Tesouro, A Princesa e o Sapo e Moana. No entanto, há algo que une todos os seus filmes e que poucos conhecem.

Se você começar a assistir Hércules e pausar no minuto 14:39, observe atentamente os dois trabalhadores que estão fazendo um arco de mármore, porque eles são? Os próprios diretores! Musker e Clements fizeram participações especiais em quase todos os seus filmes: em A Pequena Sereia, eles são convidados para o casamento, em Aladdin, eles estão assistindo ao desfile em Agrabah, em Planeta do Tesouro, eles são um robô e um alienígena empoleirados no porto espacial... E se você acha que isso não é suficiente, ainda há mais.

De fato, em A Princesa e o Sapo, eles aparecem na carruagem e, finalmente, em Moana, eles estão nas gravuras de uma tapeçaria. Musker já se aposentou da Disney, mas não da animação: na verdade, ele vem criando seu próprio curta-metragem animado à mão desde 2018, evitando os computadores. Felizmente, Clements continua firme e forte aos 71 anos, embora não saibamos qual será seu próximo projeto. Seja ele qual for, com certeza será uma joia. Não acreditaríamos em outra coisa.

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