“Como se estivesse possuído por um demônio”: Tim Burton se impressiona com a atuação de Michael Keaton em Os Fantasmas Ainda se Divertem
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

Beetlejuice está de volta! Após 36 anos, Michael Keaton assume mais uma vez o papel do fantasma. Não é uma tarefa fácil depois de tanto tempo, mas o diretor Tim Burton e os outros membros do elenco estão convencidos do desempenho de Keaton.

Terno listrado preto e branco, cabelo verde desgrenhado, sujo, diabólico e louco: o personagem Beetlejuice, da comédia de terror de 1988 Os Fantasmas Se Divertem, de Tim Burton, é um ícone absoluto. Portanto, a notícia de que Michael Keaton estaria reprisando o papel na tão esperada sequência Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, fez o coração de muitos fãs bater mais forte.

Mas a retomada de um papel como esse, naturalmente, traz consigo uma enorme pressão e expectativa - e, afinal de contas, mais de três décadas se passaram desde Os Fantasmas Se Divertem. Em uma entrevista com a Empire, Keaton revelou que a filmagem foi uma experiência “surreal” para ele. Nos últimos anos, Beetlejuice ganhou vida própria como uma figura da cultura pop, e é onipresente, e não apenas no mundo do cinema.

Agora, Keaton tentou voltar às raízes do personagem e evocar o Beetlejuice original, que ele moldou significativamente no primeiro filme, por meio de muita improvisação. Ele foi em busca de sua inspiração original para o papel, que era, ao mesmo tempo, estranho, desafiador e maravilhoso.

Se Keaton correspondeu às suas próprias expectativas é algo que ele terá de julgar por si mesmo, mas com certeza correspondeu às de seus colegas. O diretor Tim Burton elogiou o fato de trabalhar novamente com Keaton, a quem considera que atuou “como se estivesse possuído por um demônio” (Via: FilmStarts).

Seus colegas de elenco expressaram o mesmo espanto: Catherine O'Hara (que também retorna como Delia Deetz em seu papel do primeiro filme) chamou o desempenho de Keaton de “insano”, e a novata e estrela de Wandinha, Jenny Ortega, disse que seu encontro com Keaton como Beetlejuice “a deixou completamente maravilhada”: “Foi como se um animal armado entrasse na sala” (Via: FilmStarts).

Jenna Ortega ficou chocada quando viu Michael Keaton pela primeira vez em Os Fantasmas Ainda Se Divertem: "Foi bem intimidador"

Os 36 anos de espera valerão a pena?

O próprio Keaton também tem palavras eufóricas para a sequência do filme, que foi concluída em novembro de 2023: “Eu amo esse projeto. Não costumo dizer isso, mas eu absolutamente o amo. Não foi fácil realizá-lo e acho que o fizemos com louvor” (Via: FilmStarts).

Não falta muito para podermos ver novamente o excêntrico Beetlejuice e seus truques maldosos na tela grande: A tão aguardada segunda parte da comédia de terror será finalmente lançada nos cinemas brasileiros em 5 de setembro de 2024.

Além de Burton na direção - e Keaton, Jenny Ortega e Catherine O'Hara no elenco -, também veremos Winona Ryder, Justin Theroux, Monica Bellucci e Willem Dafoe em novos papéis. Danny Elfman, amigo e colega de longa data de Burton, estará de volta à equipe como compositor.

Como no filme anterior, o foco será em efeitos práticos feitos à mão, em vez de criaturas assustadoras projetadas digitalmente - portanto, podemos esperar uma dose completa da estética bizarra tão característica de Tim Burton.

Você pode assistir ao trailer promissor de Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, aqui, no AdoroCinema.

*Conteúdo Global AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados