Robert De Niro vive o chefe da máfia Al Capone em Os Intocáveis, mas o papel quase foi para outro ator.
Com Os Intocáveis, o grande cineasta Brian De Palma criou um de seus maiores sucessos em 1987. O fato do filme de gangster ter feito tanto sucesso de público e de bilheteria não se deveu apenas ao roteiro brilhante de David Mamet e à direção estilosa do diretor de Carrie, a Estranha – mas também a um conjunto impressionante.
Embora Don Johnson, estrela de Miami Vice, tenha sido inicialmente considerado para o papel, Kevin Costner alcançaria seu tão esperado avanço internacional ao interpretar o investigador Eliot Ness. Como patrulheiro Jim Malone, ele foi auxiliado por ninguém menos que o ator de 007, Sean Connery, enquanto Robert De Niro interpretou o infame chefe da máfia Al Capone, que os dois policiais querem capturar.
Para ver hoje: Icônica obra de Kevin Costner tem uma sequência de 10 minutos insuportavelmente tensa - que foi roubada de um dos melhores filmes de todos os temposEm vez de Robert De Niro: Este ator poderia ter interpretado Al Capone
A escalação de Capone sempre foi o maior ponto de interrogação: quem poderia dar vida de forma convincente a um dos gangsters mais lendários e temidos da história americana?
Robert De Niro foi a primeira escolha de De Palma, afinal os dois já haviam trabalhado juntos nas comédias Quem Anda Cantando Nossas Mulheres e Olá, mamãe!. Mas o duas vezes vencedor do Oscar (O Poderoso Chefão 2, Touro Indomável) já havia aceitado um papel na Broadway e não tinha certeza se conseguiria conclui-lo a tempo para o início de Os Intocáveis e ainda lidar com o ganho de peso necessário para o personagem.
Embora grandes nomes como Gene Hackman e Marlon Brando fossem considerados alternativas, o favorito pessoal de De Palma era Bob Hoskins. A estrela de Uma Cilada para Roger Rabbit já havia provado em Na Caçada da Noite que pode encarnar de forma convincente personagens carismáticos e assustadores do submundo, e tinha sido indicado ao Oscar pelo suspense Mona Lisa.
O ator teria concordado imediatamente, mas o estúdio queria um nome ainda mais conhecido e poderoso. De Palma então se encontrou com Hoskins em um bar e explicou-lhe abertamente seu dilema - não escondendo o fato de que o ator de Brazil, o Filme seria apenas a segunda escolha em qualquer caso.
Bob Hoskins recebeu 200 mil dólares para não aparecer em Os Intocáveis
Bob Hoskins manteve aberta a possibilidade de aparecer em Os Intocáveis, mas acabou descobrindo pelo jornal que De Niro havia concordado em interpretar Al Capone. Mas como o britânico revela durante uma aparição no programa de Conan O'Brien, o assunto ainda não tinha acabado:
“Linda [Banwell, esposa de Hoskins], Ed e eu estávamos tomando café da manhã uma manhã e ela abriu [a correspondência]. Ela disse: ‘Oh, o que é isso?’ Era um cheque de 200 mil dólares. Dizia: 'Obrigado pelo seu tempo. Com amor, Brian.’ Liguei para ele e disse: ‘Brian, escute, se você tiver outro filme em que não quer que eu participe, estarei sempre aqui para ajudá-lo!’”
De Niro interpretou o criminoso de forma absolutamente convincente, mas gostaríamos de ver o que Bob Hoskins teria feito com o personagem. Pelo menos seu não compromisso ainda valeu a pena para ele no final! Na verdade, nunca houve colaboração entre De Palma e Hoskins. Depois de fazer sua última aparição no filme Branca de Neve e o Caçador, o ator morreu em 2014 após ser diagnosticado com doença de Parkinson em 2011.
Os 5 filmes essenciais de Brian de Palma: Muito mais do que o melhor aprendiz do mestre do suspense, e onde você pode assisti-los onlineCuriosamente, você gostaria de saber qual lenda de Hollywood recebeu mais de três milhões de dólares por 20 minutos em cena?
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!