Matt Damon e Adam Driver entregaram um excelente filme em que se enfrentam como inimigos – e você pode conferir no Disney+.
A dupla Matt Damon e Ben Affleck não recebeu tanta atenção pelo drama histórico O Último Duelo como foi com o vencedor do Oscar Gênio Indomável – injustamente! No filme de cavalaria baseado em uma história real, o diretor Ridley Scott encena uma das melhores cenas de luta de 2021 e cria o clima perfeito para Gladiador 2.
O Último Duelo conta uma história verdadeira e cruel
Amizade, traição e morte: em O Último Duelo, encontramos os ingredientes essenciais para um drama emocionante. No século XIV, o cavaleiro francês Jean de Carrouges (Matt Damon) volta para casa depois de algum tempo afastado. Ele encontra sua traumatizada esposa Marguerite (Jodie Comer), que afirma ter sido estuprada pelo velho amigo de Jean, Jacques Le Gris (Adam Driver).
Não há testemunhas para essa afirmação e, como se trata de um caso de testemunho contra testemunho, um duelo de cavaleiros deve garantir um julgamento juridicamente vinculativo. A determinação da verdade é, portanto, colocada nas mãos de Deus, que punirá os culpados perdendo a batalha.
A história do filme narra o último duelo judicial autorizado pelo Parlamento de Paris e travado em 1386.
Uma história, muitas versões
O grande truque do filme é a representação dos acontecimentos sob três perspectivas diferentes. A atriz de Killing Eve, Jodie Comer, se mostra ora como uma sedutora, ora como uma vítima traumatizada. O quão tênue pode ser a linha entre a luxúria e a violência sexual fica muito claro aqui, já que a produção se desvia apenas minimamente dos acontecimentos em suas diversas perspectivas.
No seu papel de mulher, Marguerite aparece como uma peça de xadrez impotente que é arrastada pelo campo de jogo pelos homens, mesmo que tente ativamente influenciar seu destino na medida do possível. Os dois homens, por outro lado, lutam não apenas pela honra, mas também pela influência política e, por fim, pelo seu próprio ego.
Assim como os metamorfos, Damon e Driver mudam seus personagens dependendo de seu ponto de vista, de modo que, como espectador, você acaba em um caos de emoções sobre de que lado você está quando o grande duelo chegar. Aqui as coisas ficam realmente emocionantes e cruéis novamente, com lanças estourando e força bruta.
O que fica na memória é Marguerite, que não tem direitos como mulher. Embora a batalha esteja sendo travada por ela, ela não desempenha nenhum papel ativo no julgamento de Deus e só pode observar enquanto dois homens decidem se ela vive ou morre. Apesar do cenário medieval, O Último Duelo às vezes parece chocantemente atual.
O Último Duelo está disponível no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!