Morre Gena Rowlands aos 94 anos: Atriz de Diário de uma Paixão sofria mesma doença de sua personagem no filme
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Gena Rowlands foi indicada ao Oscar duas vezes, por Uma Mulher Sob Influência e Glória, e também conquistou três Emmys.

A atriz Gena Rowlands, conhecida por Diário de uma Paixão e Uma Mulher Sob Influência, morreu nesta quarta-feira (14), aos 94 anos.

De acordo com o TMZ, Gena Rowlands morreu na sua casa em Indian Wells, Califórnia, cercada pela família, incluindo seu marido, Robert, e sua filha Alexandra Cassavetes. Seu filho e diretor Nick Cassavetes também visitou a mãe com frequência esta semana.

Não foi confirmada a causa da morte, mas Rowlands lutava contra o Alzheimer desde 2019, mesma doença da sua personagem em Diário de uma Paixão, de Nick Cassavetes.

Relembre a carreira de Gena Rowlands

A carreira de Gena Rowlands ficou marcada pelas suas colaborações com seu marido, o roteirista e diretor John Cassavetes. Uma parceria que rendeu Sombras (1959), Minha Esperança é Você (1963), Faces (1968), Assim Falou o Amor (1971), Uma Mulher Sob Influência (1974), Noite de Estréia (1977), Glória (1980) e Amantes (1984).

Uma das atuações mais elogiadas de Gena Rowlands foi como Mabel Longhetti em Uma Mulher Sob Influência, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Ela seria indicada novamente por Glória, ambos filmes de John Cassavetes. Rowlands recebeu um Oscar Honorário da Academia em 2016 e também é vencedora de três Emmys (de oito indicações), por A História de Betty Ford, Face a Face com a Vida e Hysterical Blindness.

Outro papel conhecido de Gena Rowlands é no romance Diário de uma Paixão, onde ela interpretou uma versão mais velha, e com demência, da personagem Allie Calhoun (de Rachel McAdams). Sua mãe, a atriz Lady Rowlands, também lutou contra o Alzheimer e inspirou Gena para assumir esse papel no filme do filho Nick Cassavetes. "Foi particularmente difícil porque interpreto um personagem que tem Alzheimer. Passei por isso com minha mãe e, se Nick não tivesse dirigido o filme, acho que não teria feito isso - é muito difícil. Foi um filme difícil, mas maravilhoso", confessou em entrevista à revista O.

Gena Rowlands também estrelou filmes como A Outra, O Poder do Amor, Loucos de Amor, Corações Apaixonados, Grace & Glorie, Quando o Amor Acontece e A Chave Mestra.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados