Este filme poderia ter dado a Brad Pitt seu maior papel, mas foi cancelado após uma trágica notícia
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Produção biográfica estava sob o comando de Ron Howard, mas foi por água abaixo.

Há muito tempo, um projeto conduzido por Ron Howard traria Brad Pitt no papel principal, mas uma trágica notícia provocou seu cancelamento. O diretor queria trazer à tela uma jornada de vida extraordinária, mas o personagem real que inspirou o filme cometeu um ato irreparável.

A princípio, um assunto fascinante

Na década de 90, Howard conheceu um professor de direito da Universidade de Yale, Michael Lauder, diagnosticado com esquizofrenia ainda jovem. Ao Los Angeles Times, Ron descreveu Lauder: "Ele via a vida como uma tela de televisão, cujos momentos de delírio eram empurrados para o canto da tela."

Fascinado pela história do homem que conseguiu controlar seus delírios e patologia para se formar em direito pela Universidade de Yale, o cineasta teve a ideia de fazer um longa-metragem centrado no professor e intitulado Laws of Madness (ou Leis da Loucura, em tradução para o português).

Ele comprou os direitos do filme por US$ 1,5 milhão e imaginou Brad Pitt no papel principal. Só que, em 1997, o pai de Lauder morreu e ele decidiu interromper o tratamento. Seus episódios de psicose aumentaram, e ele acabou assassinando sua noiva grávida em 1998.

O projeto do filme foi imediatamente interrompido e Lauder, aos 37 anos, foi internado em uma instituição psiquiátrica.

Este é o melhor filme para entender a esquizofrenia, de acordo com um psicólogo

Um novo projeto... e 4 Oscars!

Somente em 2000 o cineasta decidiu voltar ao tema - desta vez tomando como modelo o matemático John Nash, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, e com Russell Crowe escolhido para interpretá-lo.

No fim das contas, o filme intitulado Uma Mente Brilhante foi um sucesso nos cinemas e faturou quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Connelly.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados