“Comparações são inevitáveis”: 16 anos após sucesso do primeiro filme, Estômago 2 estreia em competição do Festival de Gramado 2024
Aline Pereira
-Editora-chefe
Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

52ª edição Festival de Gramado acontece até 17 de agosto com grande estreias na mostra competitiva.

Mais de 15 anos se passaram desde que Estômago estreou para se tornar um marco do cinema brasileiro. Querido pela crítica e pelo público, o universo do cozinheiro Raimundo Nonato (João Miguel) fez seu retorno no 52º Festival de Gramado e está participando da mostra competitiva da edição. No tapete vermelho do festival, o diretor Marcos Jorge conversou com o AdoroCinema sobre Estômago 2: O Poderoso Chef.

“Antes de retornar, foram muitas preocupações, mas fui estimulado a voltar porque o primeiro filme deixa um final aberto. A produtora Cláudia da Natividade me convenceu de que havia potencial para expandir a franquia”, explica o cineasta, contando que o filme é uma coprodução entre Brasil e Itália. “Pudemos juntar dois orçamentos e fazer um filme maior do que se poderia fazer aqui”, diz.

Em Estômago 2, Nonato divide o protagonismo com um novo personagem: o mafioso italiano Benedetto Caroglio (Nicola Siri). Após os eventos trágicos do primeiro filme, Nonato alcançou um novo patamar na hierarquia dentro da cadeia graças às habilidades excepcionais como cozinheiro – que conquistaram, pelo estômago, funcionários e criminosos, incluindo Etcetera, novamente interpretado por Paulo Miklos.

O cineasta define como privilégio a oportunidade de poder criar uma sequência para sua história, apesar das comparações. “O primeiro Estômago, há 16 anos, encontrou um público que não estava acostumado com essa linguagem que o filme estabelece. É claro que é inevitável comparar e é por isso que não repeti a receita do primeiro. Eu ampliei a receita para fazer um bolo um pouco maior”, analisa.

“Entrar nesse ícone do cinema brasileiro que é Estômago, agora em Estômago 2, é uma enorme responsabilidade, mas quando você joga com craques, todo mundo curte mais. Nossa profissão de ator é justamente jogar”, disse Nicola Siri ao AdoroCinema.

Estômago 2: O Poderoso Chefe estreia nos cinemas em 29 de agosto.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados