Este terror de ficção científica estrelado por Jason Statham é considerado o maior fracasso de uma lenda da direção
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

John Carpenter, criador de Halloween, é responsável por esse controverso projeto.

John Carpenter é uma lenda viva do cinema de gênero: afinal, o homem de 76 anos não só lançou a franquia extremamente duradoura Halloween, mas também toda uma série de outros clássicos do terror, suspense e ficção científica – incluindo Assalto à 13ª DP, A Bruma Assassina, O Enigma de Outro Mundo, Fuga de Nova York e Christine, o Carro Assassino.

Mas mesmo alguém como Carpenter às vezes erra. Por exemplo, sua tentativa de se aventurar em um novo território com a comédia de fantasia Memórias de um Homem Invisível não teve sucesso – nem crítica nem comercialmente. Porém, um filme de 2001, que foi o penúltimo trabalho de direção do realizador, sofreu ainda mais: Fantasmas de Marte.

Harrison Ford recusou papel como protagonista de uma das três maiores sagas de aventura e ficção científica da história

Carpenter estrela o projeto com Natasha Henstridge, Ice Cube, Pam Grier e a futura estrela de Carga Explosiva e Velozes & Furiosos, Jason Statham. O filme que combina ficção científica e terror se passa no futuro ano de 2176.

O planeta vermelho foi agora conquistado pela humanidade e tornou-se habitável. Mas quando a Comandante Helena Braddock (Grier) deve pegar um criminoso grave (Cube) em uma cidade mineira para preparar seu transporte de volta à agora superpovoada Terra, ela e sua equipe fazem uma descoberta horrível: todos os mineiros são assombrados pelos espíritos de uma antiga e guerreira obcecada por uma civilização - uma luta impiedosa pela sobrevivência começa...

Depois que Missão: Marte e Planeta Vermelho despencaram nas bilheterias quase um ano antes, Fantasmas de Marte também se tornou um grande fracasso de bilheteria: o filme só conseguiu arrecadar 14 milhões de dólares, valor muito baixo em relação aos custos de produção estimados de 28 milhões.

Além disso, as críticas e as reações do público foram quase inteiramente devastadoras: Fantasmas de Marte não apenas entrou na lista dos piores filmes de ficção científica de todos os tempos em muitos sites, como também tem apenas 23% de aprovação no Rotten Tomatoes.

“Sempre quis fazer um filme que misturasse Star Wars e Mad Max": O diretor desta ficção científica a caminho dos cinemas revela as influências para seu trabalho

O famoso crítico Roger Ebert, entre todas as pessoas, foi um dos poucos que gostou do filme: ele deu 3 de 4 estrelas ao projeto e escreveu que Fantasmas de Marte definitivamente cumpre ao que se propõe. Carpenter não fez mais filmes por 9 anos, até retornar em 2010 com o thriller de terror Aterrorizada.

Fantasmas de Marte está disponível para compra e aluguel digital na Apple TV.

*Conteúdo Global AdoroCinema

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados