No streaming: Obra-prima de 5,5 horas de duração que é um dos maiores filmes de escândalo dos últimos 15 anos
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Um filme duplo provocador que divide opiniões: o drama Ninfomaníaca, de Lars von Trier, revela detalhes chocantes sobre a vida de uma mulher.

As polêmicas obras de Lars von Trier não agradam a todos os gostos, mas o diretor dinamarquês é um dos cineastas mais distintos de Hollywood. Sua série de filmes Ninfomaníaca - Volume 1 e Volume 2 também é provocativa. A linha entre o filme adulto e o pornô é tênue e, embora toda a trama gire em torno do sexo, Ninfomaníaca é muito mais do que apenas pele nua.

Ninfomaníaca: Provocativo filme erótico em duas partes

Em uma noite fria de inverno, o homem de meia-idade Seligman (Stellan Skarsgård) encontra Joe (Charlotte Gainsbourg) inconsciente e bastante machucada em um beco. Ele leva a mulher de 50 anos para seu apartamento, onde ela possa descansar e se recuperar. Ao despertar, a ninfomaníaca assumida lhe conta em detalhes sobre sua vida e o despertar de sua sexualidade. Para sua versão mais jovem (Stacy Martin), seu primeiro amor (Shia LaBeouf) também desempenha um papel importante.

A história continua perfeitamente na segunda parte. Joe recupera as forças no apartamento de Seligman e continua a contar sobre sua vida ao ouvinte fascinado e assexuado. Agora, tudo gira em torno das suas experiências como adulta viciada em sexo. O enredo do épico ninfomaníaco torna-se cada vez mais difícil e extremo porque Joe dificilmente consegue satisfazer seu vício. Ela será capaz de controlar seus desejos?

A tragédia está escondida atrás da pele nua

Lars von Trier provavelmente não poderia ter encontrado um elenco melhor do que Charlotte Gainsbourg. Com sua atuação fria e natural, ela hipnotiza completamente o espectador. Mas Ninfomaníaca não quer apenas ser um filme de escândalo provocador; ele também mostra profundidade na sua análise abrangente da sexualidade.

Joe é uma mulher muito autoconfiante que vive sua sexualidade de forma egoísta, mas não é movida apenas pela luxúria, mas sobretudo pela solidão, o que faz dela uma figura trágica.

As cenas de sexo são pornográficas devido às representações precisas e longas, mas a abordagem puramente instintiva é tudo menos sedutora. E engana-se quem pensa que só verá belos corpos de Hollywood. Lars von Trier prefere retratos naturais e realistas, mostrando partes do corpo enrugadas, tortas e peludas.

Os volumes 1 e 2 de Ninfomaníaca estão disponíveis no Telecine.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados