Duas novas versões de Rebel Moon já estão disponíveis no catálogo da Netflix, meses após a estreia pouco celebrada da franquia, em 2023.
Zack Snyder é um cineasta conhecido por ter sempre uma versão do diretor na manga, ou seja, versões estendidas de seus próprios lançamentos. E com a franquia de ficção científica da Netflix, Rebel Moon, não foi diferente. Tanto a Parte 1, quanto a Parte 2, receberam seus respectivos SnyderCuts. O que poderia significar um frescor de esperança, considerando que a recepção de Rebel Moon não foi, no geral, exatamente positiva. Mas, as novas versões conseguiram mudar esse cenário?
"Na vida, há apenas três garantias: morte, impostos e um novo corte do diretor de Zack Snyder"
O The Wrap observou em sua crítica - de William Bibbiani - que, mesmo que os filmes tenham ganhado versões significativamente maiores (a parte 1 agora chega a 3 horas e 24 minutos, por exemplo), a franquia não ficou, necessariamente, melhor: “as versões atualizadas de Rebel Moon não mudam muito a narrativa. Há um pouco mais de história de fundo e muito mais sangue CGI de aparência falsa, mas contam a mesma história de antes e causam quase o mesmo impacto” observa Bibbiani.
Já Chase Hutchinson, da Collider, é ainda mais incisivo, sobretudo, ao comparar com outro SnyderCut, que o crítico considera bem mais eficiente: "Ele fez isso [corte do diretor] uma vez antes com Liga da Justiça, que realmente parecia substancialmente diferente em muitos aspectos, embora ainda trouxesse muitos de seus próprios problemas. No entanto, apesar de todas as falhas que o filme de super-herói tinha, esta última revisitação de seu trabalho faz com que ele pareça uma obra-prima em comparação” detona.
"Ele [Snyder] agora fez um corte do diretor para cada um dos dois filmes que de alguma forma os torna piores [...] Esses filmes continuam tão fundamentalmente derivados e maçantes que você não consegue escapar da sensação de estar assistindo a um fan film estendido, que agora dura quase duas horas além do tempo de execução original [...] só conseguem arrastar tudo para baixo ainda mais. Tudo se afoga em si mesmo sem nada para mostrar" Chase Hutchinson, da Collider.
Para Paul Tassi, da Forbes, Zack Snyder está em seu "pior" momento em Rebel Moon. Mas, resume, se afinal de contas, vale a pena ou não assistir aos novos SnyderCuts: "Se você amou o primeiro Rebel Moon, bem, este é definitivamente feito para você, e não tenho dúvidas de que você vai gostar. Se você odiou o primeiro e esperava que este corte o transformasse dramaticamente, ele não faz isso nem um pouco" completa.
É possível assistir Rebel Moon Parte Um: A Menina do Fogo, Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes e os dois cortes do diretor, na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!