Durante 6 temporadas, Cobra Kai repetiu um erro de Karatê Kid que dura 40 anos
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Durante anos, as personagens de Cobra Kai gritaram uma palavra japonesa baseada num erro de tradução que existe desde o primeiro filme.

Qualquer pessoa que tenha algum conhecimento real de caratê provavelmente não assiste aos filmes de Karate Kid ou a série spin-off Cobra Kai para obter dicas úteis. A comédia de artes marciais da Netflix não é particularmente realista nesta área – e está tudo bem!

Mas há um erro linguístico que há 40 anos tem incomodado quem domina a língua japonesa, e talvez seja por isso que permanece sem correção na série como uma piada interna. Estamos falando do grito de guerra “Aitsu!”.

Cobra Kai vem repetindo o falso grito de guerra japonês há 6 temporadas

A primeira vez que ouvimos “Aitsu!” ou “Aits!” (porque U é uma vogal que muitas vezes não é falada em japonês) foi no primeiro filme Karatê Kid de 1984, quando Daniel-san (Ralph Macchio) se apresenta a John Kreese (Martin Kove) no dojo. Mas o que há de errado nisso?

Resumindo, alguém cometeu um erro ao transcrever あいっ em japonês há quatro décadas e leu como あいつ. Para comparação direta:

  • あいっ
  • あいつ

Você vê que a última sílaba (tsu) é menor no primeiro exemplo do que no segundo? Isso ocorre porque não é a sílaba tsu, mas uma consoante de aspeto semelhante que se duplica ou tem o som de ell, que pode indicar uma quebra brusca no final de uma palavra japonesa. Você precisa deste símbolo no meio de duas sílabas para transformar mo e to na palavra motto (mais). Ou para dar a exclamações como “ai-!” uma força abrupta no final.

Aliás, o grito completo das artes marciais, que também ocorre em outras disciplinas como Kendo e Aikido, é “Kiai!”. O ki nele representa a energia interna, que às vezes é chamada de chi. É o mesmo caractere (気) da palavra japonesa genki, que significa “saudável” ou “energético”.

Um dos primeiros exemplos de Aitsu em Karate Kid de 1984:

Por que o erro de Karate Kid é ainda mais engraçado?

O que torna isso ainda mais engraçado é o fato de “aitsu” também existir como uma palavra japonesa. Isso se traduz em algo como “aquele cara aí”. Aliás, Cobra Kai continuará em 15 de novembro de 2024, com o lançamento da segunda metade da sexta temporada na Netflix. A terceira e última parte da temporada, que encerra a série, estreia apenas em 2025.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados