Gerard Butler fez um grande fracasso de fantasia – e não concorda com as críticas ao filme
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O filme Deuses do Egito foi criticado mesmo antes de seu lançamento devido a acusações de branqueamento.

Até mesmo os fãs de Gerard Butler têm dificuldades em curtir o fracasso de fantasia Deuses do Egito, de 2016. Isso ficou evidente nas bilheterias: com um orçamento de produção de 140 milhões de dólares, o longa-metragem só conseguiu arrecadar cerca de 150 milhões internacionalmente.

E mesmo antes da estreia, já existiam críticas. Seu cenário, o Egito, é aparentemente habitado inteiramente por pessoas brancas no filme. Whitewashing é o nome dado à prática de Hollywood, agora criticamente questionada, de não incluir pessoas não brancas nos papéis principais. No entanto, o erro era tão óbvio que o diretor Alex Proyas e a produtora Lionsgate se desculparam oficialmente.

Para Gerard Butler, as críticas foram “um pouco exageradas”

Durante a divulgação do filme Tempestade: Planeta em Fúria , de 2017, Butler foi questionado sobre as acusações de branqueamento. O Yahoo! Movies quis saber se ele se arrependia de seu envolvimento, ao que ele deu uma resposta um tanto enigmática:

“Não, [...] eu entendo as [críticas de branqueamento] em geral, mas no caso do nosso filme, um dos nossos personagens principais foi baseado em um deus egípcio que não era negro. Tínhamos etíopes [no filme], tínhamos egípcios [no filme], tínhamos diferentes atores de todo o mundo e isso nunca aconteceu – eles vieram de todos os lugares. Por isso, achei que era um pouco exagerado prejudicar nosso filme dessa forma.”

Contudo, o ator não deixou claro a qual deus do Egito ele se referia. Apenas o astro de Pantera Negra, Chadwick Boseman, era um homem negro no elenco principal do panteão egípcio de deuses. Nikolaj Coster-Waldau, Geoffrey Rush, Bryan Brown, Brenton Thwaites e Elodie Yung também estavam no set.

Deuses do Egito está atualmente disponível no Prime Video e no Telecine.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados