X-Men: Pause em 1 hora e 33 minutos e preste atenção em Magneto e Charles Xavier jogando xadrez
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Uma retrospectiva de um pequeno e inteligente detalhe de direção que reflete as ambições e personalidades dos dois protagonistas na sequência final de X-Men.

Quando você (re)descobre um longa-metragem adaptado dos quadrinhos da Marvel, é altamente recomendável manter os olhos abertos e prestar atenção aos mínimos detalhes. Como muitas obras da cultura pop, os filmes que retratam as aventuras dos super-heróis criados por Stan Lee e seus companheiros contêm muitos elementos ocultos para os fãs mais exigentes e observadores.

Obviamente, isso é verdade para as últimos produções do MCU, mas também para as primeiras produções com o logotipo da Casa das Ideias no início dos anos 2000. Há 24 anos, a primeira aventura live-action dos X-Men na tela grande (estrelada por Patrick Stewart, Ian McKellen e Hugh Jackman) já estava repleta de alguns easter eggs.

Com 1 hora, 33 minutos e 29 segundos...

Como a conta X de @GaaryWrld explicou recentemente, é aconselhável pausar o filme na marca de 1 hora, 33 minutos e 29 segundos, precisamente a última sequência do filme.

Nessa cena, Magneto acaba de ser trancado em uma prisão de plástico após ser preso. Charles Xavier lhe faz uma visita e, como de costume, os dois rivais jogam uma partida de xadrez.

É justamente no tabuleiro de xadrez e na posição das várias peças que você precisa se interessar para entender melhor todo o simbolismo da sequência e, acima de tudo, a psicologia dos dois adversários.

... dê uma boa olhada nas peças de xadrez

Como @GaaryWrld aponta em seu post, Magneto está jogando com as peças transparentes e já sacrificou um grande número de seus peões para avançar: ele parece totalmente despreocupado com suas tropas e pronto para fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos.

Charles Xavier, por outro lado, joga com cautela e usa suas peças com moderação, priorizando a proteção delas: ele praticamente não perdeu nenhuma delas.

Esse pequeno detalhe inteligente, que talvez você não perceba na primeira vez que assistir ao filme, é uma maneira sutil e inteligente de resumir o estado de espírito dos dois protagonistas em uma única imagem.

O diálogo final do filme, que ocorre alguns segundos depois, é uma ilustração perfeita da oposição entre eles.

“Essa guerra vai acontecer, e pretendo combatê-la por todos os meios necessários”, anuncia Magneto.

“E você sempre me verá de frente para você, velho amigo”, responde Xavier.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados