“Clint Eastwood é o diretor mais subestimado do mundo": Essa lenda do cinema foi a primeira a defender o diretor de Os Imperdoáveis
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Vamos relembrar o momento em que a lenda do cinema americano Orson Welles elogiou o talento de Clint Eastwood como diretor.

Ter seus filmes validados por Orson Welles é um pouco como ganhar um Oscar. É uma espécie de distintivo de honra que você pode usar com orgulho pelo resto da vida. E Clint Eastwood pode se orgulhar de ter ganho esse prêmio altamente simbólico.

No documentário Clint Eastwood, la dernière légende, de Clélia Cohen, o diretor Orson Welles é convidado para o set do The Merv Griffin Show em 1982 e defende o diretor americano, aclamado na Europa, mas ainda pouco considerado em seu próprio país:

“Eu gostaria de recomendar um filme de Clint Eastwood. Acabei de assisti-lo pela quarta vez: Josey Wales, o Fora-da-Lei. Eastwood é atualmente o diretor mais subestimado do mundo. Ele não é levado a sério, assim como as garotas bonitas não são levadas a sério. Uma garota bonita é necessariamente tomada por tola se for bonita ou se não acreditarem que ela possa atuar bem. Ela precisa ser um pouco feia para que os homens a perdoem".

“E um ator como Eastwood é um herói tão arquetípico, um astro mítico, no estilo de John Wayne, que ninguém leva a sério sua façanha, mas alguém tem que dizer isso. Quando assisti a esse filme pela quarta vez, percebi que é um dos grandes faroestes, junto com os filmes de Ford e Hawks, e tiro meu chapéu para ele”.

Orson Welles tem sido considerado um dos diretores mais importantes do cinema desde que seu primeiro longa-metragem, Cidadão Kane, foi uma obra-prima formal para a época, com uma história de “ascensão e queda” que o tornou um clássico atemporal. Basta dizer que sua validação de Clint Eastwood, em uma época em que ele ainda é geralmente visto nos Estados Unidos como um astro que brinca de dirigir, é uma voz poderosa e ressonante.

(Re)descubra Josey Wales, o Fora-da-Lei

Josey Wales se passa durante a Guerra Civil Americana. A família de Josey Wales é violentamente massacrada por mercenários a soldo da União. Em retaliação, Wales se junta à Confederação. Quando o Sul é derrotado, é anunciado um armistício para aqueles que entregarem suas armas. Mas era uma armadilha: os nortistas executaram os soldados que haviam se rendido. Isso é demais para Josey Wales, que foge, mas acaba tendo sua cabeça como recompensa.

Esse faroeste é um dos melhores filmes de Eastwood. É uma joia, um pouco abafada na abundante filmografia do diretor e ator, mas uma ode humanista e uma declaração de amor à solidariedade e à fraternidade, escondida - como sempre acontece com Clint - sob o verniz e a implacabilidade da violência.

O filme está disponível para aluguel ou compra digital nas plataformas Amazon e Apple TV.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados