Depois de ler esta teoria sobre Interestelar, você nunca mais verá o filme de Nolan da mesma forma
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

E se Interestelar de Christopher Nolan tivesse mais em comum com O Sexto Sentido do que pensamos?

Os longas-metragens de Christopher Nolan são aqueles filmes que geralmente merecem ser redescobertos e que prometem aos seus espectadores uma nova perspectiva a cada visualização. Mesmo que o cineasta tenha declarado recentemente que não se preocupou mais em comentá-las, não podemos mais contar o número de teorias que vasculharam a web após o lançamento de A Origem, Tenet e, claro, Interestelar.

Interestelar é um filme sobre a vida após a morte?

Lançado em 2014, Interestelar é uma viagem espacial, temporal e emocional levou o astronauta Cooper (Matthew McConaughey) aos confins do universo, através de buracos de minhoca e buracos negros. Este último, em busca de um novo lar para a humanidade, acabou tendo sucesso em sua missão ao comunicar coordenadas de salvamento aos seus semelhantes através do espaço e do tempo.

Mas será que perdemos completamente o filme? Que Christopher Nolan conseguiu esconder dos espectadores uma outra dimensão de sua história? Que na realidade, como Bruce Willis em Sexto Sentido , o protagonista de Interestelar estava morto desde o início?

Publicada recentemente na conta JaredFPS do X, esta teoria é baseada em uma simples observação... bastante estranha. Na verdade, como JaredFPS aponta em seu vídeo, ao assistir novamente Interestelar, ele foi capaz de notar que a mesma cena foi usada duas vezes no filme e colocada de forma idêntica em duas sequências completamente diferentes.

O mesmo plano colocado em dois lugares diferentes

Esta é a foto externa na qual podemos ver a fuselagem do ônibus espacial de Cooper (veja acima). Aparece desde a introdução do filme, aos 1 minuto e 29 segundos, quando o personagem sonha com o acidente que sofreu no passado. E podemos vê-lo novamente mais tarde, 1 hora, 7 minutos e 11 segundos, quando Cooper chega ao planeta de Miller.

Tendo em conta o lendário perfeccionismo e meticulosidade de Christopher Nolan, JaredFPS assumiu então que esta repetição não era um simples erro, mas sim uma forma de atrair a atenção dos espectadores mais perspicazes para a primeira cena do filme, levando-os a perguntar-se como Cooper conseguia sobreviveram a este famoso acidente.

E se, de fato, ele não tivesse sobrevivido? E se toda Interestelar realmente nos mostrasse sua jornada para a vida após a morte?

Como JaredFPS explica no restante de seu vídeo, mesmo que tal hipótese possa parecer um pouco absurda à primeira vista, muitos elementos do filme a apoiam: "[Cooper] não pode ficar na Terra e deve partir. O nome da missão Lazarus alude à morte de Cooper e à sua jornada para o desconhecido", diz Jared.

"Durante a missão Endurance, a tripulação sempre se refere ao ‘grande sono’, que é claramente uma metáfora para a morte. E as palavras que os filhos de Cooper usam [quando ele ouve suas mensagens de vídeo] soam como os pensamentos, sentimentos pessoais que uma pessoa teria. tenho em relação a um pai que morreu em um acidente".

"Quando Cooper se encontra na frente de Gargantua, TARS diz a ele: 'Vejo você do outro lado'. O Doutor Mann diz a Cooper que pouco antes de morrer, ele vê seus filhos novamente, e logo após Cooper passar por Gargantua (...), que simboliza a transição final, ele vê Murph no tesseract e quando Murph é encontrado em seu leito de morte, ele está lá para cumprimentá-lo do outro lado. Sempre achei muito estranho que quando ele entra nesta sala cheia de gente, ninguém parece notá-lo".

Para completar esses numerosos argumentos, voltemos à primeira cena do filme e observemos que logo após a famosa tomada da fuselagem, Cooper acorda sobressaltado. A primeira coisa que sua filha lhe disse naquele momento foi: "Achei que você fosse o fantasma".

*Conteúdo global AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados