“Bibidi bobidi aumentem o salário”: Funcionários da Disney ameaçam entrar na maior greve dos últimos 40 anos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Funcionários da Disney exigiam melhores salários e condições de trabalho no parque temático, e chegaram a um acordo provisório.

Os funcionários da Disneylândia ameaçaram entrar em greve, no que seria a primeira grande paralisação no parque temático em 40 anos, exigindo melhores salários e condições para um novo contrato trabalhista. Eles entraram em um acordo provisório com a Disney.

Regra dos dois dedos: Funcionários da Disney são proibidos de usar este gesto específico ao interagir com visitantes

De acordo com o Los Angeles Times, após o antigo contrato de funcionários da Disneylândia expirar em 16 de junho de 2024, membros do Master Services Council – sindicatos que representam funcionários do parque temático – votaram na sexta-feira (19) a favor de uma greve, pedindo por melhores salários e condições de trabalho.

Eles continuaram as negociações nos últimos dias e finalmente chegaram a um acordo provisório nesta terça-feira (23) com a Walt Disney Company, evitando a paralisação do parque (ao menos que este acordo atual não seja aceito por todos os votantes).

"Chegamos a um acordo provisório com a Disney. Lutamos muito nos últimos quatro meses e esse acordo provisório não teria sido possível sem a força que mostramos na semana passada com nosso comício e voto sobre Práticas Trabalhistas Injustas", disse um comunicado oficial publicado no site do sindicato UFCW324 sobre o acordo contratual alcançado.

"Atingimos nossas metas – um contrato de três anos que contém aumentos salariais significativos para todos os membros do elenco, aumentos de antiguidade e retenção de prêmios", acrescenta. "Mostramos à Disney que somos os verdadeiros fazedores de mágica do parque. Nós enfrentamos as práticas trabalhistas injustas da empresa e mostramos a eles que estávamos dispostos a fazer o que fosse preciso para obter o contrato que merecíamos".

A última grande greve dos funcionários da Disneylândia ocorreu em 1984, com 22 dias de paralisação. Na atual manifestação dos trabalhadores, um dos cartazes que chamou atenção estava escrito: "Bippity Boppity. Boost our pay" ("Bibidi bobidi. Aumente nosso salário"), em referência à música de um clássico da Disney, Cinderela (1950).

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

facebook Tweet
Links relacionados