O filme mais amaldiçoado do cinema: Mortes e um set assombrado marcam a história deste terror
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Uma produção de 1982 foi responsável por diversos casos macabros.

De O Exorcista a Sexta-feira 13, não faltam filmes de terror icônicos nos anos 1970 e 1980. Entre o mar de produções que marcaram a vida dos apaixonados pelo gênero, Poltergeist (1982) destaca-se por conta do grande número de acontecimentos supostamente inexplicáveis ocorridos nos bastidores - dando à obra a alcunha de “amaldiçoada”.

A trama gira em torno de uma família suburbana que se muda para uma nova casa e começa a notar coisas estranhas envolvendo sua filha de 5 anos, Carol Ann. Espíritos do outro mundo estão assombrando a moradia e, embora suas interações pareçam inofensivas a princípio, a verdadeira natureza maligna das entidades é revelada quando a menina desaparece.

Estes são os 7 melhores filmes de terror de 2024... Por enquanto!

CASOS MACABROS MARCARAM AS GRAVAÇÕES

Em uma das cenas mais famosas do filme, a personagem de JoBeth Williams, Diane, cai em uma piscina cheia de esqueletos. O que o elenco não sabia era que as ossadas eram de fato reais, pois, segundo a produção, sairia bem mais caro utilizar ossos falsos de borracha. Em um episódio de 2006 de TV Myths and Legends, Williams chegou a colocar que “em sua ingenuidade”, presumiu que “os esqueletos não eram reais”, apenas para ficar em choque - assim como o resto do time de atores - ao descobrir a verdade.

Além disso, em novembro de 1982, cinco meses após o lançamento de Poltergeist, Dominique Dunne, de 22 anos, intérprete de Dana, foi brutalmente assassinada. A atriz foi estrangulada em sua própria garagem por seu ex-namorado abusivo, vindo a falecer cinco dias após a agressão.

Preocupado com o grande número de acontecimentos considerados estranhos durante as gravações, o ator Will Sampson realizou um exorcismo no set de Poltergeist II - O Outro Lado, em 1984. O ritual parece não ter adiantado muito, pois mais mortes marcaram a franquia.

Mais três membros do elenco faleceram durante a gravação da saga, sendo eles: Julian Beck, em 1985, devido a um câncer no estômago; o próprio Sampson, em 1987, por conta de desnutrição e insuficiência renal pós-operatória; e a protagonista, Heather O'Rourke, que aos 12 anos, em 1988, sofreu duas paradas cardíacas e choque séptico.

Vale ressaltar que, mesmo décadas depois, a suposta maldição parece não ter acabado. Em 2009, Lou Perryman, que fez o pequeno papel de Pugsley no longa-metragem original, foi assassinado aos 67 anos. O óbito ocorreu quando um ex-presidiário recentemente libertado matou o astro em sua própria casa com um machado.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados