Poucas pessoas sabem que Forrest Gump teria uma sequência, mas Tom Hanks freou os planos para o filme: “Você não pode me obrigar a fazer isso”
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O ator e o diretor Robert Zemeckis levaram apenas 40 minutos para recusar uma sequência do filme vencedor do Oscar, e eles nunca se arrependeram disso.

Vencedor de seis Oscars e, sem dúvida, um dos filmes mais emblemáticos de seu diretor, Robert Zemeckis, e de seu ator principal, Tom Hanks, Forrest Gump foi um fenômeno em sua época, há 30 anos, e até hoje continua sendo um dos filmes mais queridos e carismáticos da década de 1990, que nunca nos cansaremos de assistir.

O filme, uma viagem pela história dos Estados Unidos por meio do personagem que dá nome ao filme e que se tornaria um símbolo, foi o melhor filme do ano de acordo com a Academia de Hollywood e ganhou o Oscar de Melhor Filme, superando títulos como Um Sonho de Liberdade e Pulp Fiction. Robert Zemeckis também ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Diretor e Hanks repetiu o prêmio de Melhor Ator pelo segundo ano consecutivo, depois de ganhar pela primeira vez por seu trabalho em Filadélfia no ano anterior.

O sucesso e a aclamação da crítica de Forrest Gump são indiscutíveis, mas, embora o filme continue sendo um ícone, ele nunca foi objeto de uma reinicialização, refilmagem ou sequência, como muitos de seus contemporâneos foram. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a história de Forrest Gump tem uma continuação e que havia um desejo de produzir uma continuação do filme após seu enorme sucesso.

Embora a maioria de nós tenha conhecido a história por meio do filme vencedor do Oscar de 1994, a realidade é que Forrest Gump é baseado em um romance homônimo de Winston Groom escrito em 1986, cujos direitos foram adquiridos pela Warner Bros. antes mesmo de ser publicado. De fato, o interesse era tanto que, antes da aquisição final pela produtora, houve uma guerra de lances com vários agentes interessados. Posteriormente, a produção do filme teve que enfrentar alguns problemas que a atrasaram por alguns anos, mas finalmente foi adiante, graças em parte ao empenho de Zemeckis e Hanks.

Não é de surpreender que o sucesso do filme tenha tido um efeito direto sobre o livro: o romance de Groom teve um sucesso limitado em seu lançamento, mas o lançamento do filme e o sucesso subsequente impulsionaram as vendas. Depois disso, em 1995, Groom publicou Gump & Co, a sequência da história.

No entanto, apesar da existência de uma sequência e da vontade de realizá-la - Eric Roth chegou a ter um rascunho do roteiro pronto em 2001 -, Tom Hanks e Robert Zemeckis descartaram a possibilidade. E eles só precisaram de 40 minutos para fazer isso, como ele disse ao podcast Happy Sad Confused de Josh Horowitz: “Vou dizer que, com muito tempo disponível, tentamos falar sobre outro Forrest Gump em uma conversa que durou 40 minutos".

A coisa mais inteligente que fiz foi nunca ter assinado um contrato que tivesse a obrigação contratual de uma sequência. Eu sempre disse: 'Pessoal, se há uma razão para fazer isso, vamos fazer'. Mas vocês não podem me obrigar a fazer isso

“Há uma inclinação natural puramente comercial que diz: 'Ei, você acabou de fazer um sucesso, então faça de novo e você terá um sucesso'”, refletiu o ator.

Provavelmente teria sido, mas confiamos na intuição de Hanks.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados