“Um monte de bobagem”: Este historiador desmentiu uma das cenas mais icônicas de uma obra-prima do faroeste
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Em 1966, Clint Eastwood protagonizou o clássico Três Homens em Conflito.

Faroeste marcante da década de 1960, Três Homens em Conflito é considerado uma obra-prima da sétima arte. A trama é assinada pelo lendário cineasta italiano, Sergio Leone, protagonizada ainda por nomes como Eli Wallach, Lee Van Cleef e Clint Eastwood.

Em uma das cenas mais memoráveis do audiovisual, o tiroteio final do longa-metragem tornou-se referência para diversas produções futuras. Entretanto, o historiador Michael Grauer fez uma análise do take em um vídeo recente do Insider, contestando a precisão histórica da dramatização.

“O maior mito sobre o Oeste é que todo mundo era pistoleiro”, começa o especialista. “Isso é um monte de bobagem. O período que as pessoas geralmente entendem como o Velho Oeste é principalmente a segunda metade dos anos 1800. As únicas pessoas que portavam armas de fogo eram criminosos e homens da lei. Em todas as cidades era ilegal portar armas de fogo. Sim, havia armas de fogo no Oeste, mas não como você vê em filmes de faroeste”, acrescenta.

Grauer ainda completa:

“Então, toda essa ideia de saque rápido é um absurdo. O revólver ainda era um tanto novo. Ele existia desde a década de 1830, mas eles são notoriamente imprecisos e [os atiradores] ficam tão distantes que provavelmente esvaziariam cada um dos seus cilindros para acertar um bom tiro. E quanto ao saque rápido, há casos documentados em que Doc Holiday sacou rápido e nunca acertou nada. A falta de precisão no saque rápido é uma das coisas que nunca aparecem nos filmes e na televisão.”

"É meu filme favorito de todos os tempos": Quentin Tarantino afirma que este faroeste com Clint Eastwood é a maior conquista da história do cinema

QUAL É A HISTÓRIA DE TRÊS HOMENS EM CONFLITO?

Nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão, um pistoleiro misterioso tenta trabalhar em conjunto com um bandido e um caçador de recompensas para encontrar um tesouro escondido. Os homens são obrigados a forjar uma difícil aliança, visto que cada um conhece apenas uma parte da localização da fortuna. O problema é que nenhum deles tem a intenção de dividir a riqueza.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados