Ficção científica e terror com a melhor luta da história: 35 anos de um dos ápices do cinema anticapitalista que pode ser visto no streaming
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Uma das melhores obras de John Carpenter.

Entre tantos títulos, muitos apontariam Eles Vivem entre as posições mais altas na filmografia de John Carpenter. Com uma grande mistura de terror e ficção científica - que também oferece uma mensagem anticapitalista brilhante -, o longa baseado em um conto de Ray Nelson foi o último lançado pelo diretor na década de 80.

Tendo em conta algumas restrições econômicas pelo fracasso de Os Aventureiros do Bairro Proibido, um dos principais acertos de Carpenter para evitar o problema aqui foi confiar o papel de liderança a Roddy Piper, conhecido na época pelo programa de luta livre Pressing Catch e por sua enorme rivalidade com Hulk Hogan.

Piper brilha no papel, transbordando carisma em momentos como a lendária cena em que desabafa: “Eu vim aqui para mascar chicletes e chutar bundas, e estou sem chicletes". E, claro, também não podemos esquecer de sua luta sensacional com Keith David.

No entanto, o que realmente eleva o filme a outro nível é a visão que oferece do capitalismo através dos invasores que estão a rebaixar a humanidade, sem nunca descurar o seu estatuto de entretenimento e contando com um ritmo maravilhoso no qual Carpenter sabe gerir maravilhosamente o crescente drama daquilo que nos conta.

Rapidamente convertido em filme cult, Eles Vivem é uma sátira brilhante que utiliza tanto o terror quanto a ficção científica e diversos elementos típicos do cinema de ação da época para dar forma a uma obra que não perdeu um único ápice de seu frescor 35 anos após sua estreia. A produção está disponível no Telecine (via Globoplay) e na assinatura premium do Prime Video.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados