Star Wars: Sem essa cena adicionada no último minuto, o final de O Império Contra-Ataca teria sido muito mais sombrio
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

George Lucas não estava satisfeito com o final original de O Império Contra-Ataca e acrescentou uma cena para dar esperança aos fãs da franquia.

O final de O Império Contra-Ataca, o segundo filme de Star Wars na história da saga, poderia ter sido muito diferente... e bem deprimente! Originalmente, George Lucas havia filmado um final que teria sido muito difícil de ser aceito pelos espectadores, principalmente os mais jovens, a quem o roteirista sempre dedicou a franquia.

Heróis derrotados

Lembre-se que, no final de O Império Contra-Ataca, os heróis estão todos em uma situação muito difícil:

  • Han Solo congelado em carbonita e entregue a Jabba e Boba Fett;
  • Leia e Chewbacca fugindo na Millennium Falcon com Lando, cuja lealdade ainda é incerta porque ele traiu Han antes de libertar a princesa;
  • Luke escapando por pouco de Darth Vader quando descobre quem é seu pai.

Na versão originalmente planejada por George Lucas, o filme terminou assim, com Darth Vader vendo a Millennium Falcon desaparecer e escapar dele, e os heróis enfraquecidos e separados.

Era um final muito amargo que levou Lucas e seu diretor Irvin Kershner a reverter uma cena para que o filme terminasse com uma nota mais leve, como Mark Hamill, que interpreta Luke, confirmou aos fãs no X (antigo Twitter):

“[A cena foi filmada quatro meses após a filmagem principal. Não foi uma refilmagem, foi uma cena extra. Preocupados com um final pessimista e com a derrota completa dos protagonistas, eles queriam acrescentar um momento inspirador de esperança e animação para tranquilizar o público.”

A cena em questão mostra Lando partindo com Chewbacca em busca de Jabba (e, portanto, de Han Solo), o grito de Wookie faz Leia sorrir, Luke vê uma mão mecânica transplantada e, juntos, eles contemplam a partida da Millennium Falcon.

Nossos heróis ainda estão em maus lençóis, mas estão reunidos e a busca para salvar Han de sua dramática situação é iniciada. O público não estará mais abatido com o final, a (nova) esperança renasce e eles mal podem esperar para ver o que acontecerá a seguir, que será uma apoteose: O Retorno de Jedi!

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados