19 anos de diferença: Filmado em 1994, esse beijo problemático não foi censurado no Disney+
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

É um filme esquecido dos anos 90, mas foi redescoberto recentemente no Disney+: Por que Cheque em Branco causou polêmica?

Quando um filme é redescoberto por ter chegado a uma plataforma, às vezes ele é reavaliado e criticado de uma maneira diferente daquela em que foi lançado pela primeira vez. Esse foi o caso, há alguns anos, do filme Cheque em Branco da Disney.

Nesse filme, o jovem Preston Waters perde sua bicicleta quando é atropelado pelo carro de um homem rico. Para compensar a perda, o homem dá ao garoto um cheque em branco de um milhão de dólares e ele começa a gastar descontroladamente. Só que o empresário é, na verdade, um bandido que percebe o engano e tenta deter Preston antes que ele o arruíne.

Preston é interpretado por Brian Bonsall, que estrelou a sitcom Caras e Caretas com Michael J. Fox, e que também esteve ao lado de Patrick Swayze e Halle Berry em Um Pai Fujão. Bonsall estrela ao lado de Miguel Ferrer no papel do mafioso e de Karen Duffy.

É com sua personagem que a cena perturbadora acontece. A atriz interpreta Shay Stanley, uma agente do FBI que está perseguindo o mafioso. No final do filme, para se despedir de Preston, ela sugere que eles se encontrem novamente daqui a 10 anos. Preston começa a negociar "daqui a 8 anos", e eles concordam em 6 anos. A agente beija o jovem na boca e vai embora.

Na época das filmagens, a atriz tinha 31 anos e o pequeno Brian Bonsall, apenas 12. A cena do beijo deles se torna extremamente assustadora, e as negociações para se verem novamente, extremamente constrangedoras, de acordo com críticas recentes do filme após sua chegada em plataformas em 2020.

Redescoberta por um novo público e revisitada por seu público original, que já cresceu bastante, essa cena indignou particularmente os usuários da internet, como o site Inside The Magic apontou na época. Os pedidos para que Cheque em Branco fosse censurado não foram atendidos e ele ainda está disponível em sua versão original no Disney+.

Quem está por trás de Cheque em Branco?

O filme foi escrito por Cloby Carr e Blake Snyder (Pare! Senão Mamãe Atira). A direção é de Rupert Wainwright, que começou sua carreira fazendo vídeos de rap para N.W.A., Public Enemy e MC Hammer. Depois de um filme para a TV sobre Dillinger, Cheque em Branco foi seu primeiro longa-metragem.

Na época, o filme arrecadou sólidos 30,5 milhões de dólares nos EUA, quase tanto quanto Riquinho com Macaulay Culkin, lançado no mesmo ano mais ou menos com o mesmo tema, menos os beijos.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados