"Não quero fazer outro desse nunca mais": Um dos maiores fracassos de Tom Cruise é um filme de fantasia que abriu caminho para Top Gun
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Dirigido por Ridley Scott, o longa-metragem ainda contou com Mia Sara, Tim Curry e mais.

Apesar de carregar grandes obras no currículo, Tom Cruise nem sempre foi sinônimo de sucesso. Em 1985, quando começava a ganhar popularidade, o astro protagonizou o filme de Ridley Scott, A Lenda, que mesmo fracassando, abriu caminho para ele estrelar Top Gun - Ases Indomáveis no ano seguinte.

Em Legend (no original), acompanhamos a jornada de Jack, um jovem camponês que vive numa floresta mágica, repleta de seres fantásticos, como unicórnios e fadas. Num belo dia, ele resolve levar a Princesa Lili para passear e ela acaba chamando a atenção do Senhor das Trevas, um demônio cruel que planeja raptar a donzela e mergulhar o planeta numa era glacial.

“Ele ultrapassou os limites”: A Paramount cortou relacionamento com Tom Cruise, mas não conseguiram substituí-lo e ele voltou mais forte

FRACASSO DE CRÍTICA E DE BILHETERIA

Protagonizado por nomes como Mia Sara, Tim Curry, Robert Picardo e mais, nem mesmo o grande elenco de A Lenda conseguiu salvar o longa-metragem do revés. Para se ter ideia, a produção contou com um orçamento de 25 milhões de dólares, mas arrecadou somente 16 milhões de bilheteria.

A crítica também não pegou leve com a trama, que amargou 41% de aprovação no Rotten Tomatoes. O fracasso levou Cruise a lamentar o trabalho, afirmando durante uma entrevista para a revista Rolling Stone em 1986: “Não quero fazer outro filme como esse nunca mais”.

Na conversa, ele também revelou o motivo pelo qual A Lenda atrasou ao chegar aos cinemas, assumindo que o estúdio fez Ridley Scott refazer diversas cenas após estar tudo basicamente pronto. De acordo com Cruise, originalmente, o diretor havia feito “um conto de fadas visualmente revolucionário”, mas precisou regravar diversas tomadas porque os produtores acharam o resultado “muito romântico”. Até hoje, ele recomenda que os espectadores busquem a versão do cineasta para assistir em vez de o corte oficialmente lançado.

Apesar de tudo, A Lenda abriu o caminho para que o ator mergulhasse em um de seus maiores sucessos: Top Gun. Nele, Tom deu vida ao selvagem piloto, Pete Mitchell, ascendendo de vez ao patamar de um dos maiores de Hollywood.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados