A razão pela qual Deadpool é o único personagem que fala com o público em seus filmes
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

Nos filmes do Deadpool, o anti-herói interpretado por Ryan Reynolds se destaca por sua capacidade única de quebrar a quarta parede, uma técnica que acrescenta um toque de humor e autoconsciência.

De Alex (Malcolm McDowell) em Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, ao narrador (Edward Norton) em Clube da Luta, de David Fincher, o cinema tem feito uso eficaz e envolvente da "quarta parede", uma técnica narrativa que consiste em "derrubar a parede imaginária" entre os personagens e o público. Esse dispositivo permite que os personagens falem diretamente com o público, gerando uma conexão imediata e maior cumplicidade.

Deadpool e a quarta parede no cinema de super-heróis

O uso da quarta parede nos filmes de Deadpool, estrelados por Ryan Reynolds, redefiniu as regras no gênero de super-heróis, ao permitir que o protagonista interaja diretamente com o público. Essa estratégia em Deadpool acrescenta uma camada de humor e autoconsciência que distingue a franquia de outros filmes do universo Marvel, reforçando a natureza irreverente e caótica do personagem.

Em Deadpool & Wolverine, que chega em breve aos cinemas, o protagonista sai da linha do tempo em uma nova missão para mudar a história do MCU. Ele é acompanhado por uma versão de Logan, também conhecido como Wolverine, interpretado por Hugh Jackman (embora não necessariamente a versão que já conhecemos). Uma coisa que não devemos esperar desse Wolverine, é que ele quebre a quarta parede, porque aparentemente, somente o Deadpool pode quebrar a quarta parede em um filme do Deadpool.

Como disse o diretor Shawn Levy à Vanity Fair, "Há realmente um sistema aqui". "Há regras muito específicas neste mundo", acrescentou Reynolds. "Isso diminuiria os riscos do filme se todos - ou mesmo qualquer outra pessoa - também estivessem cientes da quarta parede". Ou seja, Deadpool é o único personagem que tem essa capacidade: "Se todos tivessem, você não estaria mais tão interessado no personagem" (Via: SensaCine Mx).

Para Jackman, que brinca com o fato de ter cometido o erro de sugerir que Logan quebrasse a quarta parede em seu primeiro dia, as travessuras de Deadpool, seja quebrando a quarta parede ou apenas fazendo piadas idiotas, são "apenas mais uma camada de porcaria irritante com a qual tenho que lidar" e "outra desculpa para dar um soco na cara dele".

Deadpool pode ser o único personagem que pode quebrar a quarta parede em seu próprio filme, mas ele está longe de ser o único personagem da Marvel que já vimos fazer o mesmo. É claro que há muitas cenas que quebram a quarta parede em She-Hulk, incluindo uma piada sobre o Disney+ que foi hilária e eficaz na era do streaming.

Mas mesmo antes de Jennifer Walters, houve piadas em Thor: Ragnarok e Loki, e quem pode esquecer Baby Groot quebrando a quarta parede ao tocar a câmera durante a sequência de abertura de Guardiões da Galáxia Vol. 2? A questão agora é: como Deadpool vai interagir com o resto do MCU? Pelo menos, agora sabemos que ninguém mais pode piscar para a câmera em Deadpool & Wolverine, exceto o primeiro.

Deadpool & Wolverine estreia em 25 de julho, nos cinemas.

*Conteúdo Global AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados