Um dos filmes de ficção científica mais complexos de todos os tempos
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

As águas rasas do mar são ao mesmo tempo terror e sonho nesta aventura sci-fi de James Cameron.

O diretor de sucesso, James Cameron adora a água fria: quando não está atuando como mergulhador de águas profundas ou fazendo documentários subaquáticos, ele vive seu fascínio em seus longas-metragens. Isso ficou evidente em Titanic, onde serve como uma ameaça mortal e imparável, ou no espetáculo de ficção científica, Avatar: O Caminho da Água, onde aparece como uma sedutora fonte de inspiração.

No entanto, o filme em que Cameron cria um equilíbrio entre medo e encantamento é surpreendentemente desconhecido: O Segredo do Abismo é um dos blockbusters mais elaborados da década de 1980, mas é muitas vezes esquecido quando se fala de Cameron.

O incrível erro da clássica ficção científica de James Cameron que levamos 35 anos para notar

O Segredo do Abismo: Terror e maravilha debaixo d'água

O submarino nuclear americano USS Montana colide com um objeto desconhecido e afunda no oceano. O exército então envia quatro Navy SEALS especialmente treinados em uma missão de resgate. A pressão do tempo é enorme, pois não só um furacão se aproxima, mas também condutos inimigos se dirigem para o local do acidente.

Mas a tripulação do tenente Hiram Coffey (Michael Biehn) e da engenheira Lindsey Brigman (Mary Elizabeth Mastrantonio) também tem dificuldades internas. Uma plataforma de perfuração submarina, operada pelo ex-marido de Brigman (Ed Harris), deve servir como base da missão. E então eventos estranhos ocorrem no já perigoso elemento úmido.

Um enorme esforço foi colocado em O Segredo do Abismo: grande parte das filmagens ocorreu em um tanque de água de 70 metros de largura e 18 metros de profundidade. O elenco e a equipe técnica tiveram que trabalhar lá durante horas todos os dias. Certa vez, Cameron quase ficou inconsciente debaixo d’água e, por pouco, não perdeu a vida, Mastrantonio teve um colapso nervoso no set e Harris relatou mais tarde que havia experimentado puro medo da morte durante as gravações.

Cameron criou condições de filmagem que você não desejaria a ninguém - e que Abyss, no original reflete em suas sequências mais assustadoras. O filme também traz elementos imaginativos de ficção científica, cujo design já em 1989 sugeria a estética com a qual James Cameron viveria mais tarde suas preferências em Avatar e O Caminho da Água.

Graças a esse visual, O Segredo do Abismo recebeu quatro indicações ao Oscar e ganhou o de Melhores Efeitos Visuais. Além disso, com 4,1 de 5 estrelas concedidas pela comunidade do AdoroCinema, quase igualou os 4,4 de Avatar 1 e 2.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados