Assim seria a versão de Shrek que Steven Spielberg quase dirigiu
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Você consegue imaginar como as coisas teriam sido se o diretor de E.T. - O Extraterrestre tivesse criado o ogro mal-humorado do pântano?

A história de Shrek como a conhecemos poderia ter sido muito diferente porque, originalmente, o projeto estava nas mãos de Steven Spielberg. O diretor tinha planos específicos para o ogro mal-humorado que nós amamos, mas o destino acabou entregando o filme à DreamWorks, que tomou as rédeas para apresentar uma saga que agora está prestes a lançar um quinto filme.

No início da década de 1990, Steven Spielberg adquiriu os direitos do livro infantil Shrek!, de William Steig, apenas um ano após sua publicação. O criador de E.T. - O Extraterrestre estava planejando uma versão animada em 2D, numa época em que a animação computadorizada ainda não havia atingido seu auge.

Sua visão incluía um estilo mais tradicional, com personagens que teriam uma aparência mais plana e bidimensional. Além disso, essa versão também previa um elenco diferente, com Bill Murray como a voz de Shrek e Steve Martin como Burro.

No entanto, Spielberg foi persuadido a entregar o projeto à DreamWorks, uma empresa de animação emergente na época. Sob a direção de John H. Williams, Jeffrey Katzenberg e Aron Warner, Shrek tomou um novo rumo, no qual a animação computadorizada foi usada para dar aos personagens uma presença tridimensional e uma vida própria na tela.

A mudança de direção resultou em um dos filmes de animação mais icônicos de todos os tempos que, com seu humor irreverente e animação pioneira, redefiniu o cinema de animação e deixou uma marca indelével na cultura popular. As continuações Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre consolidaram ainda mais o legado do ogro verde.

Assim, a história de Shrek serve como um lembrete de como as mudanças na produção podem levar a resultados inesperadamente maravilhosos. Embora a visão original de Spielberg nunca tenha se concretizado, a versão que conhecemos e amamos continua sendo uma das maiores histórias de sucesso da animação cinematográfica.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados