Perdida e acabada
por Lucas SalgadoMais novo trabalho da diretora Karyn Kusama, dos trágicos Aeon Flux e Garota Infernal, Destroyer parecer ter apenas um objetivo: render uma indicação ao Oscar para Nicole Kidman. A atriz embarca no tipo de transformação que a Academia adora. Deixa de lado todo o glamour e a beleza para surgir com um visual completamente acabado. Só de ver a primeira imagem divulgada do filme, já era possível imaginar uma indicação.
Pois bem, ao assistir ao mesmo, fica um pouco mais difícil acreditar que isso irá acontecer. E o motivo é simples: o longa nada oferece além do visual diferente de Nicole. E mesmo no que diz respeito ao trabalho da atriz, não há nada que chame realmente a atenção. Kidman parece sempre investida do chamado overacting, ou exagero. A atriz simplesmente não convence como alguém completamente perdida e desamparada, que perdeu a luta para o alcoolismo e para a depressão. É até risível vê-la andando cambaleando pela tela.
Erin Bell (Kidman) é uma detetive policial que viveu um trauma no passado, fruto de uma investigação em que trabalhou como infiltrada, mas que deu muito errado. Determinado dia, ela se depara com provas de que o criminoso que investigou no passado está de volta à ação na cidade. Então, passa a procurar evidências ao mesmo tempo em que relembra o que aconteceu anteriormente.
A trama vai e volta no tempo, mas é bem menos inteligente do que quer fazer o espectador crer. Na verdade, é um noir pra lá de previsível e desinteressante, sempre disposto a oferecer soluções fáceis. A vontade de surpreender a qualquer custo é outra coisa que prejudica bastante a narrativa.
Sebastian Stan, Tatiana Maslany e Bradley Whitford completam o elenco da produção. O tria até que vai bem, mas não a ponto de salvarem a obra.
Previsível e bastante formulaico, Destroyer investe numa série de clichês para entregar uma história já vista milhares de vezes na tela grande, e sem oferecer nada de realmente novo. Se quiser seu segundo Oscar, Kidman terá que se esforçar mais. E que comece não aceitando projeto dos roteiristas de Fúria de Titãs e Policial em Apuros.
Filme visto durante o Festival de Toronto, em setembro de 2018