Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Vermelho Russo

Jogo de cena

por Lucas Salgado

Clássico de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena reúne diversas atrizes contando histórias de vida de mulheres reais. Na verdade, por vezes, realidade e ficção se misturam e é difícil dizer se a pessoa em cena está interpretando uma história real ou contando algo que aconteceu de fato em sua vida.

Embora deva-se evitar comparações - até para não prejudicar o novo longa -, é seguro dizer que Vermelho Russo busca beber na mesma fonte de metalinguagem teatral. Maria Manoella e Martha Nowill interpretam duas jovens atrizes que viajam para a Rússia para estudar o célebre método de atuação do russo Constantin Stanislavski.

A trama é inspirada em uma viagem real realizada pelas duas atrizes em 2009, que gerou um artigo publicado na Revista Piauí. Não fosse o bastante, todos os personagens do filme receberam os nomes de seu intérprete, comprovando a intenção de brincar com os limites de realidade e ficção.

Na Rússia, em pleno inverno, as duas vivem a dificuldade da língua, o afastamento das pessoas queridas no Brasil e a dura rotina do curso, que trabalha encenações de clássicas obras de Tchekhov, como A Gaivota e Tio Vânia. Há ainda uma referência a outra peça do grande dramaturgo russo, As Três Irmãs.

O texto de Tchekhov é bem especial, mas o filme falha em um quesito importante no que diz respeito às encenações. Não é possível notar claramente uma evolução do trabalho das atrizes com o andar do curso. A dinâmica entre as personagens, esta sim, sofre com o andar do curso e da rotina na Rússia. É particularmente interessante notar como a insegurança vai atingindo a personagem de Nowill, enquanto que Manoella busca esconder seus problemas.

O filme conta com momentos divertidos, num humor meio Encontros e Desencontros, mas tem seu foco principal no drama vivido pelas personagens. A direção de fotografia é curiosa, mas parece perdida num meio termo entre o amador e o documental.

Dirigido por Charly Braun (Além da Estrada), o longa conta ainda com participações especiais de Michel Melamed e Fernando Alves Pinto.

Filme visto durante a cobertura do Festival do Rio, em outubro de 2016.