Críticas AdoroCinema
2,5
Regular
Acertando o Passo

De boas intenções...

por Lucas Salgado

Premiado com um Emmy pelo trabalho na clássica série Band of Brothers, o diretor Richard Loncraine não conseguiu repetir o bom desempenho das telinhas nos cinemas. Comandou obras simpáticas como Wimbledon - O Jogo do Amor e Ruth & Alex, e outras nem tanto como Firewall - Segurança em Risco.

Acertando o Passo é o mais novo trabalho de Loncraine. E não foi dessa vez que ele conseguiu realizar uma obra realmente especial. O filme é repleto de boas intenções, conta com um elenco já comprovadamente talentoso, mas se perde ao tentar abordar temas demais em pouco tempo.

Sandra Abbott (Imelda Staunton) é uma tradicional mulher da elite britânica que está feliz com o recém conquistado título de Lady, que veio através de uma homenagem a seu marido Mike (John Sessions), um oficial da polícia que se aposentou após anos de serviços prestados. Sem muito tempo para comemorar, ela vê sua vida virar de ponta-cabeça ao descobrir que o marido estava tendo um caso com sua melhor amiga. Ao ver seu mundo cair, ela vai em busca de ajuda da irmã Bif (Celia Imrie), com quem não conversa há anos.

Bif é o completo oposto de Sandra. Moderna, divertida e desapegada de bens materiais, ela leva a vida bem, mesmo que de forma humilde. Com muitos amigos, Bif tenta quebrar a pompa da irmã e ao mesmo tempo reconstruir uma relação.

O filme é honesto, mas se perde em boas intenções. Poderia ser um feel good movie, mas quer ser mais que isso e se perde, uma vez que não possui uma estrutura dramática ou um roteiro de destaque. Com quase duas horas de duração - um exagero -, o longa tem sua força no elenco. Conhecido pelo papel de Dolores Umbridge em Harry Potter e indicada ao Oscar por O Segredo de Vera Drake, Staunton é uma atriz que dispensa apresentações. Aqui, tem momentos bons dramáticos e cômicos, mas também se perde em certos exageros. Quem acaba roubando a cena mesmo é Timothy Spall (também de Harry Potter). Ele cria um personagem complexo e sempre interessante. 

Finding Your Feet (no original) é uma obra nada memorável. Pode agradar em uma primeira visão, mas que logo será esquecido. É irônico que o grande problema do filme é que ele não consegue, de fato, acertar seus passos.