Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Invasão Zumbi

Um trem de adrenalina

por Lucas Salgado

Com o sucesso de The Walking Dead, é possível dizer que os zumbis estão na moda como nunca. No entanto, já não fazem tanto barulho nos cinemas, afinal é difícil contar uma história nova envolvendo tais criaturas. Nos últimos anos, comédias como Todo Mundo Quase Morto, Zumbilândia e Meu Namorado é um Zumbi foram alguns exemplos de filmes de zumbis que funcionaram. E funcionaram justamente por oferecerem uma nova perspectiva para o gênero.

Agora é a vez de uma produção da Coreia do Sul mostrar que as criaturas ainda têm vez nas telonas, basta originalidade. E isso não falta em Invasão Zumbi. Dirigido por Sang-Ho Yeon, o longa gira em torno de um pai workaholic divorciado que é convencido pela filha, que mora com ele, a levá-la para passar um tempo com a mãe.

Eles pegam um trem a caminho do Busan, mas a viagem acaba sendo mais difícil do que esperavam. Ao mesmo tempo, começa uma epidemia zumbi em toda Coreia. E um desses zumbis acaba no trem, gerando um tumulto generalizado, em que homens acabam jogados um contra o outro na luta pela sobrevivência. Diante da ameaça, temos aqueles que ajudam à pessoa ao lado, mas também aquele que só pensa nele.

O filme é adrenalina pura. O ritmo já começa frenético e só cresce até o fim. O espectador fica nervoso junto com os personagens e se desespera com as situações de perigo. O roteiro trata de criar inúmeras situações de conflito, na maioria físico, mas também emocional. 

Um detalhe importante é que o longa não facilita a vida de seus protagonistas. Os zumbis não são seres lentos que morrem com um simples golpe na cabeça. Eles são insanos, rápidos e resistentes. É claro que o texto oferece alguns truques, mas tudo é muito bem desenvolvido e complexo.

Não bastasse a qualidade do roteiro, deve-se valorizar muito os efeitos especiais e visuais da obra. A maquiagem é excelente e os efeitos não deixam a desejar. Não é um caso em que você pensa: "Poxa, se fosse feito em Hollywood seria ainda melhor!" Não, tudo é de muita qualidade. Uma produção de primeira que mostra que o cinema de gênero não é uma exclusividade da indústria americana.

Repleto de reviravoltas e com um excelente elenco, o longa tem tudo para se tornar referência dentre os fãs de zumbis. Se em Madrugada dos Mortos estão todos presos num shopping e em [REC] estão todos num prédio, aqui a sensação de urgência é ainda maior. Estão todos presos em um trem. Dezenas de passageiros. Que em pouco tempo vão se tornando dezenas de zumbis.

Filme visto na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2016.