Críticas AdoroCinema
2,5
Regular
Tudo por Amor ao Cinema

Cinefilia e referências

por Bruno Carmelo

O documentário Tudo Por Amor ao Cinema demora a engrenar. A intenção, obviamente, é propor um retrato do arquivista cinematográfico e cinéfilo Cosme Alves Netto. Mas sob qual aspecto? Político? Pessoal? Institucional -ressaltando seu trabalho à frente da Cinemateca Brasileira? O ponto de vista é fragmentado, confuso: começamos com os créditos técnicos, curiosamente lidos por um narrador em off (como em O Desprezo). Continuamos com alguns depoimentos um tanto irrelevantes sobre os pilares em frente à sala de cinema onde trabalhava Cosme, ou sobre um encontro marcado em frente à entrada de serviço de um prédio, ao invés da entrada principal. De que servem essas informações?

Aos poucos, a narrativa encontra um caminho, tateando entre aspectos históricos e profissionais. O filme torna-se interessante quando entram em cena figuras centrais da crítica, da produção cinematográfica e da pesquisa acadêmica nacional, como José Carlos Avellar, Eduardo Coutinho, Carlos Diegues, Maria do Rosário Caetano, Andrea Tonacci, Carlos Alberto Mattos, Hernani Heffner etc. Essas pessoas têm informações interessantes sobre o homem Cosme, sobre a importância do cinema como expressão artística e política e sobre a luta da classe cultural contra a ditadura. O caráter informativo e pedagógico torna a experiência do filme válida, ainda que não necessariamente questionadora.

O grande problema de Tudo Por Amor ao Cinema encontra-se na montagem. O filme perde-se entre temas e abordagens: a certa altura trata-se da ditadura, depois o tema é abandonado, e 20 minutos mais tarde, retorna-se aos momentos de tortura sofridos por Cosme nas mãos dos militares. Ora fala-se do Brasil, e um corte depois, estamos em Cuba, onde Cosme mora há anos. Ora concentra-se apenas no trabalho, e lá pelo trecho final, entram em cena momentos abruptos de vida familiar. A paixão cinéfila perturba o ritmo da projeção: cada vez que os entrevistados citam uma história, o diretor Aurélio Michiles busca um correspondente temático no mundo do cinema: por exemplo, quando se fala em “relógio”, entra uma cena de ficção ilustrando um relógio, e assim por diante. A intenção aparente é impregnar a trajetória de Cosme com o máximo possível de referências, coincidindo sua história pessoal com a história do cinema.

Essa abordagem demonstra o questionável filtro escolhido por Michiles: ele pretende acima de tudo valorizar a cinefilia. Como obra sobre o amor ao cinema, feita por um cinéfilo e para cinéfilos, o documentário se vê na obrigação de transpirar cinema, acumular filmes como quem coleciona marcas (títulos famosos, autores consagrados). Nas poucas – e excelentes – falas do próprio Cosme, percebe-se uma reflexão teórica profunda sobre o cinema, algo que também poderia ser considerado como sinal de afeto e elemento digno de investigação. Afinal, o que tornou Cosme tão importante ao cinema brasileiro não foi sua paixão por cinema - algo acessível a qualquer um - e sim seus conhecimentos, seus atos, sua trajetória. Mas o filme parte do símbolo mais comum da cinefilia autoral ocidental: o acúmulo de referências, de títulos, de trechos de filmes. Sugere-se que o fato de ver muitos filmes implica um grande conhecimento e, portanto, um grande amor ao cinema – em outras palavras, coincide-se quantidade e qualidade.

Tudo Por Amor ao Cinema parece blindado contra eventuais comentários negativos – afinal, pareceria uma agressão destacar pontos ruins em uma obra amorosa, sobre profissões frágeis (críticos, historiadores, arquivistas) em situações frágeis (precariedade financeira, ditadura militar). O filme possui as melhores intenções, e mune-se de discussões muito boas sobre as dificuldades estruturais encontradas pela exibição de filmes no Brasil. No entanto, em sua escolha de priorizar a cinefilia (de Cosme e do próprio Michiles) ao invés das ideias de Cosme, o filme acaba por instrumentalizar seu objeto de estudo, transformando-o em simples exemplo de amor à arte.